Veja sinopses e trailers das estreias e pré-estreias

A Música Segundo Tom Jobim - pontocedecinema.blog.br

A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim

As Aventuras de Tintim, o último e bem-apanhado Steven Spielberg adaptado das histórias do personagem criado pelo belga Hergé (1907-1983), é um fenômeno, mas prefiro destacar, entre as estreias, A Música Segundo Tom Jobim, incursão do cineasta Nelson Pereira dos Santos, em codireção com Dora Jobim, neta de Tom, na obra do gênio da música brasileira.

No mais, o delicado Tomboy, em que a cineasta Céline Sciamma discute questões de identidade ao contar a história de uma menina que prefere a “pele” de um garoto. A conferir: O Vendedor, Faça-me Feliz e 2 Coelhos.

Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

AS AVENTURAS DE TINTIM 3D – O SEGREDO DE LICORNE (The Adventures of Tintim:The Secret of the Unicorn)

De Steven Spielberg. Bélgica, Nova Zelândia, EUA, 11. 108 min. Livre. Com Jamie Bell, Daniel Craig, Nick Frost, Toby Jones. Tintim é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele compra para o amigo Haddock o modelo de um galeão antigo, que por coincidência é a réplica do navio de um antepassado do próprio Haddock. Mas a casa de Tintim foi invadida, toda revirada, e a cópia do barco desapareceu. Sem entender direito o que está acontecendo, Haddock encontra no sótão um livro com as memórias do capitão, que servem de guia para a dupla de amigos embarcar numa incrível aventura.

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM

De Nelson Pereira dos Santos – Brasil – 2011 – 84 min. – Livre. O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira.

2 COELHOS

De Afonso Poyart. Brasil – 2011. 16 anos. Com Alessandra Negrini, Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Aldine Muller e Marat Descartes. O brasileiro 2 Coelhos trata da história de Edgar (Fernando Alves Pinto), que se encontra na mesma situação que a maioria dos brasileiros: espremido entre a criminalidade e o poder político corrupto. Edgar resolve, então, fazer justiça com as próprias mãos, elaborando um plano que colocará os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos.

FAÇA-ME FELIZ! (Fais-moi Plaisir!)

De Emmanuel Mouret. FRA,09. 1:35. 14 anos. Com Emmanuel Mouret e Judith Godrèche. Ariane está convencida de que seu marido, Jean-Jacques, está interessado em outra mulher. Para salvar seu casamento, ela própria lhe pede que realize o caso, acreditando que isto acabe as ilusões do marido. Quando ele chega à casa dessa mulher que mal conhece, ainda não sabe que ela é filha do presidente da República.

O VENDEDOR ( Le Vendeur)

De Sébastien Pilote. CAN,11. 1:50. 14 anos. Com Jean-François Boudreau. Marcel Léves é um experiente vendedor de carros em uma cidadezinha próxima a Quebéc, no Canadá. Aos 67 anos, tem orgulho de seu desempenho durante a carreira, mas gostaria de se aposentar. Agora, no entanto, diante de uma crise na cidade, ele precisa rever os planos que tinha. Seleção do Festival de Sundance 2011 e do Festival Internacional de Cinema de Salvador 2011.

TOMBOY (Tomboy)

De Céline Sciamma. FRA,11. 1:25. 14 anos. Com Zoé Héran e Malonn Lévana. Laure é uma garota de 10 anos que sofre dificuldades no relacionamento com seus pais. Quando a família se muda para um subúrbio de Paris, ela subitamente decide se vestir como um garoto e faz amizades com os meninos da região. O que antes era apenas um pretexto para conseguir amigos, acaba se transformando em algo mais. Seleção do Festival Mix Brasil 2011.

PRÉ-ESTREIAS

À BEIRA DO ABISMO (Man on a Ledge)

De Asger Leth. EUA, 2012 . 14 anos. Com Elizabeth Banks, Sam Worthington, Jamie Bell, Ed Harris. Um ex-policial (Sam Worthington) procurado pela justiça resolve se matar pulando do alto de um prédio de Nova York. Uma vez notificada, a polícia da cidade se mobiliza para tentar impedir que ele acabe com a própria vida, levando para o local inclusive uma policial psicóloga (Elizabeth Banks) especialmente requisitada por ele. O que ela percebe, à medida que conversa com o homem no parapeito do prédio, é que tudo o que está acontecendo ali parece cada vez mais um jogo de cena, mas, para acobertar exatamente o quê?

A CRIANÇA DA MEIA-NOITE (La Permission de Minuit)

De Delphine Gleize. FRA,11. 1:50. 12 anos. Com Vincent Lindon e Emmanuelle Devos. Romain é um adolescente de 14 anos que não pode se expor à luz solar, devido a uma rara doença. Ele e seu médico desenvolvem uma forte relação, mas Romain precisa se adaptar agora a uma médica, porque o seu amigo vai ser transferido. Seleção do Festival Internacional de Cinema de Salvador 2011.

AS MULHERES DO 6º ANDAR (Les Femmes Du 6ème Étage)

De Philippe Le Guay. FRA,11. 1:45. 16 anos. Com Fabrice Luchini e Carmen Maura. Paris dos anos 60. A vida de um casal conservador é virada de cabeça para baixo com a chegada de duas governantas espanholas ao prédio onde moram. Seleção Oficial do Festival de Berlim 2011.