Um conto moral de Woody Allen com princesa, príncipe, bruxa e sapos espertalhões

Allen dirige Gemma Jones (Helena, D) e Pauline Collins (Crystal) em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos, o penúltimo filme de Woody Allen, lançado nos cinemas há alguns meses, está disponível em DVD. É para ser curtido, antes mesmo que nos chegue Midnight in Paris, a nova comédia do cineasta lançada quarta-feira (11) no Festival de Cannes e em toda a França. O filme é um conto de fadas com uma Princesa, uma Bruxa, um Príncipe e pelo menos dois Sapos espertalhões. Aos personagens, então:

1. Casada há 40 anos com Alfie (Anthony Hopkins), Helena (Gemma Jones) de repente vê-se naufragada em um mar de nada, quando o marido pede o divórcio para casar com outra mulher bem mais jovem. Ele alega que tem saúde de ferro e ela não consegue mais acompanhá-lo em suas performances. Helena, que guarda muito das heroínas ingênuas e fellinianas de Allen, como Irmy e Cecília, de Neblina e Sombras (1991) e A Rosa Púrpura do Cairo (1985), entre uma visita e outra à casa da filha, Sally, entrega-se então ao álcool e a antidepressivos e faz consultas com uma vidente charlatã.

2. Crystal (Pauline Collins) é a vidente que promete resolver os problemas de Helena, ganha sua confiança a ponto de impulsioná-la a tomar decisões importantes na vida e pode pode levar a mulher – cujas perspectivas em torno de um novo relacionamento são as piores possíveis – a encontrar um novo amor em sua vida.

3. O novo amor poderia ser o personagem de Roger Ashton-Griffiths, o dono de um sebo de livros espiritualistas, homem de temperamento brando que precisa da aprovação de sua mulher morta, em uma mesa mediúnica, para levar adiante a ideia de um novo romance.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos - pontocedecinema.blog.br

Naomi Watts é Sally e Josh Brolin, Roy, filha e genro de Helena

4. Sally (Naomi Watts) é a filha que, enquanto flerta com o chefe, o marchand Greg (Antonio Banderas), está de olho no dinheiro da mãe para montar a própria galeria de arte. Embora acredite que a vidente seja uma charlatã, para se ver livre das queixas, ela encoraja a mãe a persistir na consulta à vidente. E acha que aquilo não lhe pode trazer maiores consequências. Sally é casada com Roy (Josh Broslin) – um escritor fracassado que menospreza Helena e não consegue escrever um segundo livro que preste.

***

Formado o imbróglio, tudo pronto para que Allen disponha desse amontoado de fios, separe-os, junte as pontas e nos faça rir. Rir a valer, como no anterior Tudo Pode dar Certo. Autor de Crimes e Pecados (1990), o diretor escreve, aqui, mais um conto moral em que tudo vai conduzir ao improvável. Assim é o que não lhe parece.

Sua obra é uma rede de oscilações. Temos que considerar outros filmes do diretor americano em que as sinuosidades têm a ver com os passos e sentimentos que movem seus personagens. Há pelo menos quatro décadas, Allen é presença ininterrupta nas telas de cinema – e talvez por isso mesmo tenha sua obra apreciada tão superficialmente, a exemplo de Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos, outro filme de alto nível esnobado quando lançado nos cinemas.

Mestre do simulacro, o cineasta encontrou um dos seus melhores momentos em Zelig, um falso documentário realizado em 1983 sobre um homem-camaleão que consegue estar presente nos mais improváveis acontecimentos históricos, o que, além de ser o prenúncio de um mundo prestes a mergulhar em um labirinto de edição e manipulação da imagem, é um elemento definidor de uma cosmovisão alleniana sempre atuante na contemplação do fato inusitado com graça, humor e sarcasmo.

Há evidência disso em títulos como Tiros na Broadway, a história de um autor teatral que tem que aturar na montagem de sua peça a namorada do gângster que o produz e os palpites (que considera infelizes) do segurança da moça. Mas não é que o guarda-costas (Chazz Palminteri, perfeito na pele de um brutamontes), uma espécie de ersatz de luxo de Hitchcock, está certo?

Como uma espécie de eco dos espíritos camaleônicos sempre alterados na filmografia de Allen, em Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, a Princesa (1) não é mais uma garotinha. Nem o Príncipe (3) guarda o mínimo resquício de encantamento. A Bruxa (2) também está certa e os Sapos (4), esses espertalhões, bem… Vamos ao filme.

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos
Título original: You Will Meet a Tall Dark Stranger
De: Woode Allen
Duração: 98 min
Paris Filmes