Ritos de Passagem abre Mostra Cinema Conquista

Ritos de Passagem - pontocedecinema.blog.br

Cena de Ritos de Passagem, segundo longa de animação do baiano Chico Liberato

Ritos de Passagem, segundo longa de animação de Chico Liberato, abre nesta quarta-feira, com o curta-metragem Dia Estrelado, de Nara Normande, a 8ª Mostra Cinema Conquista, que acontece até domingo em Vitória da Conquista. Exibido no Anima Mundi, no Festival do Rio e no Panorama Internacional Coisa de Cinema, o filme integra uma lista de 13 longas que serão apresentados – nove deles no Centro de Cultura Camilo de Jesus e quatro com itinerância nas praças públicas e distritos do município.

A animação evoca a mitologia grega e a obra do cineasta Glauber Rocha, nascido em Vitória da Conquista, ao juntar a história de Antônio Conselheiro à de Lampião, entre o final do século XIX e início século XX, representados no filme, respectivamente, pelo Santo e o Guerreiro, que, uma vez mortos, tomam a barca de Caronte para fazer a travessia do perigoso Rio da Morte, o Aqueronte, à beira do inferno.

Na antiga Grécia, Caronte era o velho barqueiro responsável por conduzir as almas do mundo dos vivos para o mundo dos mortos. Para não ter que vagar pelas margens do rio, elas tinham que ser enterradas e pagar pela travessia. Por isso o costume de colocar uma moeda na boca dos mortos. Artista plástico e cineasta, Chico Liberato é um pioneiro: dirigiu Boi Aruá em 1983, o primeiro longa de animação da Bahia e um dos primeiros do Brasil.

Na grade de progamação principal da Mostra Cinema Conquista, que terá ainda uma mostra com 26 curtas, destacam-se filmes que cumprem carreira sólida nos festivais, antes da estreia comercial, como Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que ganhou recentemente o prêmio de Melhor Longa no Panorama Coisa de Cinema, As Hiper-Mulheres, de Leonardo Sette, Carlos Fausto e Takumã Kuikuro, premiado no Festival Internacional de Curitiba, e Eles Voltam, de Marcelo Lordello, grande vencedor do último Festival de Brasília.

Para mais informações, acesse o site da 8ª Mostra Cinema Conquista.