Caminhos do sertão nas Quartas Baianas

Lindeiras - pontocedecinema.blog.br

Lindeiras, de Bruno Saphira e Tenille Bezerra, percorre o sertão pelos trilhos da esquecida estrada de ferro

No mês de aniversário do cineasta baiano Roberto Pires (29/9), que será homenageado na edição do próximo dia 19, o projeto Quartas Baianas retorna nesta quarta-feira, 12, às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, trazendo o sertão baiano como tema. Serão exibidos os curtas Lindeiras, de Bruno Saphira e Tenille Bezerra, e Sala de Milagres, de Claudio Marques e Marília Hughes.

Lindeiras é o nome dado, no passado, às cidades situadas à beira das linhas do trem. O filme faz uma viagem ao sertão baiano, de Alagoinhas a Juazeiro, recompondo o homem e a paisagem em volta desses trilhos hoje esquecidos e desgastados. Sala de Milagres retrata um dia e uma noite na romaria de Bom Jesus da Lapa.

Para a homenagem a Roberto Pires, serão exibidos A Volta de Chico Candango, um curta pouco conhecido do diretor de Redenção, e o longa Tocaia no Asfalto (1969), um dos pontos altos do Ciclo Baiano de Cinema, que traz como tema o assassinato de aluguel, por meio da história de um pistoleiro contratado para matar um político corrupto.

E finalmente, no dia 29, o projeto terá uma edição especial, finalizando a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, com a exibição dos curtas Menino do 5, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira, que recebeu seis prêmios no último Festival de Gramado, e A Mão Que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida, que levou o Prêmio Especial do Júri.

Programação

12/09
Lindeiras
Convidados: Bruno Saphira e Tenille Bezerra
Sala de Milagres
Convidados: Claudio Marques e Marília Hughes

19/09
Homenagem a Roberto Pires
Curta: A volta de Chico Candango
Longa: Tocaia no Asfalto
Convidados: Laura Pires e Raimundo Mendonça

29/09
Quartas Baianas Especial
Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia
Menino do 5
Prêmios de Melhor Filme, Roteiro, Ator, Melhor Filme (Júri Popular), Júri da Crítica e Aquisição Canal Brasil no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidados: Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira

A Mão que Afaga
Prêmio Especial do Júri no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidada: Gabriela Amaral Almeida