Drive é o destaque entre as estreias da semana

Drive - pontocedecinema.blog.br

Ryan Gosling em Drive: melhor direção, em Cannes, para o dinamarquês Nicolas Winding Refn

Filme que deu ao dinamarquês Nicolas Winding Refn a Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes de Cannes do ano passado, Drive domina as estreias desta sexta-feira (2/3), com Ryan Gosling (Tudo Pelo Poder) no papel de um homem em dupla (e contrastante) jornada: durante o dia dublê de filmes de ação e à noite motorista de assaltantes. A ver, obrigatoriamente.

José Eduardo Belmonte, o diretor de Se Nada Mais Der Certo, Meu Mundo em Perigo e A Concepção, está de volta com a comédia Billi Pig, que pode ser uma surpresa. A conferir, ainda, As Mulheres do 6º Andar, com a almodovariana Carmen Maura, Anjos da Noite – O Despertar e, com vontade de sobra, até uma paródia à série Crepúsculo, com o título A Saga Molusco – Anoitecer.

Para não perder de vista, entra em pré-estreia Shame, o filme do badalado e ultramoderno cineasta britânico (homônimo do ator de Bullitt e Papillon) Steve McQueen. Muito discutido no Festival de Veneza de 2011, Shame esteve cotado ao prêmio máximo, mas se contentou com o de melhor ator para Michael Fassbender, que aparece em clave sexual alterada.

Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

AS MULHERES DO 6º ANDAR (Les Femmes Du 6ème Étage)
De Philippe Le Guay. FRA,11. 1:45. 16 anos. Com Fabrice Luchini e Carmen Maura. Paris dos anos 60. A vida de um casal conservador é virada de cabeça para baixo com a chegada de duas governantas espanholas ao prédio onde moram. Seleção Oficial do Festival de Berlim 2011.

ANJOS DA NOITE – O DESPERTAR 3D (Underworld: Awakening)
De Måns Mårlind e Björn Stein. EUA, 2012. 16 anos. Com Kate Beckinsale, Stephen Rea, Michael Ealy, Theo James e India Eisley. Passaram-se 15 anos desde a última guerra, quando a vampira guerreira Selene volta à vida. Ela não só fica sabendo que agora tem uma filha adolescente, mas que os humanos descobriram a existência de clãs de vampiros e Lycans. Assim se inicia uma nova guerra para erradicar ambas as espécies, tendo Selene como líder de uma batalha contra uma nova raça de Lycans criados em laboratório para acabar com os vampiros.

A SAGA MOLUSCO – ANOITECER (Breaking Wind)
De Craig Moss. EUA, 2011. 14 anos. Com Heather Ann Davis, Eric Callero, Frank Pacheco e Michael Adam Hamilton. Comédia que parodia um dos maiores fenômenos comerciais no mundo, a saga Crepúsculo. Os personagens principais são, evidentemente, o casal Bella e Edward, mas a história ainda os coloca lado a lado com outros bastante conhecidos do público – como Jack Sparrow (Piratas do Caribe), Willy Wonka (A Fantástica Fábrica de Chocolates) e Edward (Edward Mãos de Tesoura).

BILLI PIG (Billi Pig)
De José Eduardo Belmonte. Brasil, 2011. 12 anos. Com Selton Mello, Grazielli Massafera, Otávio Muller e Milton Gonçalves. A aspirante a atriz Marivalda, seu marido Wanderley, um corretor de seguros falido e um falso padre fazem de tudo para se dar bem na vida. Mas eles acabam nas mãos do chefe do tráfico, a quem prometem salvar a vida de sua filha, atingida num tiroteio durante uma festa em São Cristóvão. Uma grande recompensa em dinheiro está em jogo e agora os três têm que correr atrás do milagre prometido. Em tom de comédia, um porco que fala é o grande conselheiro de Marivalda, que a adverte sobre as trapaças e confusões que o marido está planejando.

DRIVE (Drive)
De Nicolas Winding Refn. EUA, 2011. 16 anos. Com Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks e Oscar Isaac. Adaptação do romance escrito por James Sallis que narra a história de um motorista profissional que, durante o dia, trabalha como dublê em filmes de ação e, à noite, participa de vários roubos conduzindo o carro para os assaltantes. Um dia ele é traído pelos comparsas e consegue escapar da morte por um triz. Mas é quando decide se vingar e torna-se um justiceiro implacável.

PODER SEM LIMITES (Chronicle)
De Josh Trank . Com Dane DeHaan, Alex Russell, Michael B. Jordan, Michael Kelly, Ashley Hinshaw e Bo Petersen. Inglaterra/EUA, 2012. 12 anos.Três jovens amigos conquistam superpoderes após fazerem uma incrível descoberta. Mas logo percebem que a vida de cada um está fora de controle na medida em que vão revelando seu lado mais sombrio.

PRÉ-ESTREIAS

ROMÂNTICOS ANÔNIMOS (Les Emotifs Anonymes)
De Jean-Pierre Améris. Fra/Bel,10. 10 anos. Com Benoît Poelvoorde e Isabelle Carré. Jean-René é o dono de uma pequena fábrica de chocolate e Angélique é uma brilhante confeiteira que trabalha para ele. Unidos pelo chocolate, não demora muito para que acabem se apaixonando. Mas o sentimento terá de superar uma prova difícil: ambos sofrem de uma timidez patológica que quase lhes impossibilita relações com outras pessoas.

SHAME (Shame)
De Steve McQueen. Inglaterra, 2011. 18 anos. Com Michael Fassbender e Carey Mulligan. Brandon é um cara bem sucedido e mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy aparece de surpresa e pretende morar com ele. Prêmio de melhor ator (Michael Fassbender) no Festival de Veneza 2011.