Poesia é destaque em mostra de cinema

Poesia - pontocedecinema.blog.br

A atriz Jeong-hie Yun em interpretação antológica em Poesia, filme premiado em Cannes

Não há como negar a boa seleção no Panorama do Cinema Mundial: 66 anos do Sesc -Ba, em cartaz na Sala Walter da Silveira até domingo, com destaque para Poesia, filme magistral do coreano Lee Chang-dong, premiado com melhor roteiro no Festival de Cannes de 2010.

O filme fala de uma senhora, interpretada pela atriz Jeong-hie Yun, que, doente com mal de Alzheimer, não mede esforço para conseguir dinheiro e livrar seu neto da cadeia, acusado de etuprar, com outros garotos, uma colega de escola que acabou cometendo suicídio.

Fábula sobre o ocaso, a velhice, o apagar das luzes, a narrativa escorre densa e caudalosa, como o rio Han – onde a garota violentada vai buscar a morte – e a própria poesia que a velha Mija persegue o tempo todo em uma espécie de vocação de fé.

A influência exercida por Akira Kurosawa e Zhang Yimou em Lee Chang-dong é clara. Sobretudo o Kurosawa que investiga o tempo desgastado e inclemente em Viver e Madadayo. E o Yimou de A História de Qiu Ju, o filme em que o cineasta chinês melhor define a sua marca, qual seja, a de esteta da determinação feminina.

A mostra Panorama do Cinema Mundial exibe ainda Potiche – Esposa Troféu, de François Ozon, Minhas Tardes com Marguerite, de Jean Becker, As Baleias de Agosto, de Lindsay Anderson, Um Gato em Paris, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli, e O Ciúme Mora ao Lado, de Mika Kaurismaki.

Leia mais sobre Poesia.

A seguir a programação
Sala Walter da Silveira – entrada franca

Dia 14/09
16h
Potiche – Esposa Troféu (Potiche, FRA, 2010)
Direção: François Ozon
Elenco: Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Fabrice Luchini, Karin Viard, Judith Godrèche, Jérémie Renier e Sergi López.
Duração: 103 min.
Classificação: 14 anos
Sinopse – Ano 1977. Robert (Fabrice Luchini) é um homem desprezível que só pensa nos negócios e não se relaciona bem com ninguém: funcionários, filhos e esposa. Depois de uma greve na fábrica, ele é sequestrado e sua mulher, Suzanne (Catherine Deneuve), assume o comando da empresa, se mostrando uma mulher com capacidade e dons incríveis de administrar a fábrica melhor do que seu marido fazia.

18h30
Minhas Tardes com Marguerite (La tête en friche, FRA, 2010)
Direção: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey e Jean-François Stévenin.
Duração: 82 min.
Classificação: 12 anos
Sinopse – Uma história sobre os encontros inesperados da vida. Germain (Gérard Depardieu) é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte (Gisèle Casadesus).

Dia 15/09
16h
Poesia (Shi, Coréia do Sul, 2010)
Direção: Chang-dong Lee
Elenco: Jeong-hie Yun, Da-wit Lee e Nae-sang Ahn.
Duração: 139 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse – Mija (Jeong-hee Yoon) vive com seu neto nas encostas do rio Han. É uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Um dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano, as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.

18h30
As Baleias de Agosto (The Whales of August, EUA, 1987)
Direção: Lindsay Anderson
Elenco: Bette Davis, Ann Sothern e Lillian Gish.
Duração: 91 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse – As velhas irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) vivem juntas numa casa ampla no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que aparecem em agosto. Agora Libby está cega e Sarah precisa cuidar dela. Ambas vivem de recordações da família, dos maridos e dos amigos. O sr. Maranov (Vincent Price), um velho nobre russo fugido da Revolução de 1917, passa a visitá-las, mas é rechaçado asperamente por Libby, que teme que ele apenas queira se instalar na casa delas para aproveitar o pouco de dinheiro que ainda possuem.

Dia 16/09
16h
Um Gato em Paris (Une vie de chat, FRA, 2010)
Direção: Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Animação
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Sinopse – Dino é um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé, a filha de Jeanne, que é delegada de polícia. À noite ele acompanha Nico, um ladrão de grande habilidade que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos. Jeanne investiga vários roubos de joias e ainda precisa proteger o Colosso de Nairóbi, um monumento famoso cobiçado por Victor Costa (Jean Benguigui). Dino é testemunha de tudo o que acontece com seus dois donos e, por causa disto, vive várias aventuras.

18h30
O Ciúme Mora ao Lado (Haarautuvan Rakkauden Talo, Finlândia, 2009)
Direção: Mika Kaurismaki
Duração: 102 minutos
Elenco: Antti Virmavirta, Mari Perankoski e Hannu-Pekka Björkman.
Classificação: 14 anos
Sinopse – É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro. Assim, Tuula convida um charmoso piloto de avião para um jantar na casa deles, e Juhani, por sua vez, se vinga contratando uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim.