Para Roma Com Amor, de Woody Allen, promove choque de culturas na Cidade Eterna

Para Roma Com Amor - pontocedecinema.blog.br

Roberto Benigni encabeça um dos relatos no papel de um homem comum que não sabe por que virou celebridade

Em Woody Allen não dá para se cogitar o mínimo sinal de esgotamento.

Para Roma Com Amor, que estreia nacionalmente nesta sexta-feira, é um rico painel de histórias e tipos que flanam em dolce far niente pela capital italiana. À primeira vista, apenas uma homenagem a um certo tipo de comédia romântica que pontificou nos anos 50 e 60, a partir do delicioso Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, 1953), de William Wyler, filme que fez detonar o mito Audrey Hepburn.

Mas o diretor norte-americano vai além: ao mesmo tempo que reafirma, atualiza aquele espírito descompromissado do romance, dispondo de princípios da narrativa pulverizada de La Dolce Vita (1960), de Federico Fellini. E mantém o traço surrealista de Buñuel, citado à exaustão em Meia-noite em Paris, com um humor mais sarcástico que o habitual, para provocar um choque de culturas na Cidade Eterna.

Para Roma Com Amor é um filme para não se perder de vista e sobre o qual há ainda muito o que falar. Corrram aos cinemas.

Partindo para outro extremo, contemos: 1, 2, 3 e 4. Será que em A Era do Gelo, de Steve Martino e Mike Thrumeier, bem como em inúmeros blockbusters que nos caem do céu aos borbotões, não há vestígio de exaustão? De qualquer maneira é sempre bom saber que as aventuras do mamute Manny, do tigre Diego, da preguiça Sid e do esquilo Scrat estarão sempre disponíves às crianças que (enfim) habitam o coração e a mente de cada um de nós.

No mais, a estreia de O Dia em Que Eu Não Nasci, de Florian Micoud Cossen, e sessões de pré-estreia de O Espetacular Homem-Aranha, de Marc Webb, previstas para o decorrer da próxima semana, podem ser uma boa pedida. Boa tela.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
A ERA DO GELO 4 (Ice Age – Continental Drift)
De Steve Martino e Mike Thrumeier (EUA, 2012). Livre. O novo longa da turminha gelada traz o tema do efeito estufa e o degelo como pano de fundo para ilustrar uma série de acontecimentos. O faminto esquilo Scrat provoca a separação dos continentes devido a sua fixação pela noz, que insiste em se afastar dele tornando-se quase uma maldição. Agora, os amigos Manny, Diego e Sid estão à deriva em alto mar e usando icebergs como embarcações. Enquanto isso, Sid reencontra sua mal-humorada avó e deve lutar contra terríveis piratas, determinados a impedir que o grupo encontre o caminho de casa.

 

O DIA EM QUE EU NÃO NASCI (Das Lied in Mir)
Florian Micoud Cossen. Alemanha/ Argélia, 2010. 14 anos. Com Jessica Schwarz, Michael Gwisdek e Rafael Ferro. Durante uma escala em Buenos Aires, Maria reconhece uma canção de ninar cantada por uma jovem mãe. Ela não sabe uma palavra de espanhol, mas começa a cantar acompanhando a jovem mulher. Ao comentar sobre esse sentimento com seu pai, ela fará uma descoberta que mudará sua história. Premiado no Festival de Montreal e Melhor Filme no Festival de Zurich, o longa relata as verdades e mentiras ocorridas durante a ditadura argentina nas décadas de 70 e 80.

 

PARA ROMA COM AMOR (To Rome With Love)
De Woody Allen. EUA/Epanha/Itália, 2012 12. 12 anos. Com Woody Allen, Roberto Benigni, Ornella Muti, Penélope Cruz e Judy Davis. Quatro histórias, numa das cidades mais encantadoras do mundo: um conhecido arquiteto americano revivendo sua juventude; um morador de Roma de repente se vê como uma grande celebridade da cidade; um casal de jovens com encontros e desencontros românticos; e uma diretora de ópera que tenta fazer um agente funerário cantar.

 

PRÉ-ESTREIA
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA (The Amazing Spider-Man)
De Marc Webb. EUA, 2012. 10 anos. Com Andrew Garfield, Emma Stone, Martin Sheen, Rhys Ifans, Sally Field, Denis Leary e Chris Zylka. Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que iniciou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.