Os Vingadores, Sete Dias Com Marilyn e O Homem Que Não Dormia são os destaques entre as estreias

Os Vingadores - The Avengers - pontocedecinema.blog.br

Heróis da Marvel reunidos para salvar o mundo em um dos blockbusters mais aguardados do ano

A estreia de Os Vingadores, nesta sexta-feira (27/4), atrai todas as atenções em uma semana em que não se pode perder de vista a chegada aos circuitos comercial e alternativo de O Homem Que Não Dormia, segundo longa-metragem do baiano Edgard Navarro, e Sete Dias Com Marilyn, que levou Michelle Williams, no papel de um dos principais mitos do cinema, à fila do Oscar de melhor atriz.

Em sequência às badaladas aventuras de Thor, Homem de Ferro, Incrível Hulk e Capitão América, os heróis da Marvel estão de volta, reunidos para neutralizar um plano que ameaça a segurança da Terra, sob o comando de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da agência internacional de pacificação conhecida como S.H.I.E.L.D, que resolve dar prosseguimento ao Projeto Vingadores.

No elenco, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro/Tony Stark), Mark Ruffalo (Hulk/Bruce Banner), Chris Hemsworth (Thor), Scarlett Johansson (Viúva Negra/Natasha Romanoff), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro/Clint Barton) e Chris Evans como o Capitão América/Cap. Steve Rodgers. Além, é claro, do vilão Loki, o irmão de Thor, interpretado por Tom Hiddleston. Com orçamento estimado em US$ 220 milhões, dirigido por Joss Whedon, o filme, obviamente, traz efeitos especiais de primeira linha.

O Homem Que Não Dormia

Luiz Paulino dos Santos é o peregrino no filme de Navarro

O HOMEM QUE NÃO DORMIA – Visto em primeira mão no CineFuturo, no ano passado, O Homem Que Não Dormia provocou diferentes reações no público. Há quem deteste. Denso, provocador, um cinema pouco afeito a concessões, o filme cumpriu, nesse período, uma jornada por vários festivais no país, dividindo opiniões em certames como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Mostra de Tiradentes e o Festival de Brasília, que deu o prêmio de melhor ator coadjuvante a Ramon Vane.

O Homem Que Não Dormia mergulha o público em uma avalanche de situações deflagradas quando várias pessoas de um pequeno vilarejo têm um mesmo sonho envolvendo um barão, que no passado matou a mulher que o traía, e um tesouro escondido, ao mesmo tempo em que chega ao local um misterioso peregrino. Fantástico, nos dois sentidos, o filme se impõe com seus acontecimentos insólitos e referências a obras de Buñuel, Pasolini, Kurosawa e David Lynch, e não deve ser lido pela cartilha do cinema convencional.

No ano em que Marilyn Monroe completa 50 anos de morta, chega aos cinemas brasileiros o filme que deu notoriedade a Michelle Williams, em impressionante caracterização na pele da atriz de Quanto Mais Quente Melhor. A história de Sete Dias Com Marilyn, de Simon Curtis, acontece durante as filmagens de O Príncipe Encantado, em 1956, quando a atriz, recém-casada com o dramaturgo Arthur Miller, dividiu sua atenção com o jovem Colin Clark, então assistente de direção de Laurence Olivier. O filme é baseado no livro Minha Semana Com Marilyn, publicado por Clark em 2000, dois anos antes de sua morte.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

AS IDADES DO AMOR (Manuale d’am3re)
De Giovanni Veronesi. Itália, 2011. 14 anos. Com Monica Bellucci, Robert De Niro. Três histórias paralelas, que se passam em Roma, apresentam o romance em diferentes fases da vida e entre pessoas que, por ironia do destino, acabam se conhecendo e se encantando uns pelos outros. Com Robert De Niro.

O HOMEM QUE NÃO DORMIA
De Edgard Navarro. Brasil, 2011. 18 anos. Com Bertrand Duarte, Evelin Buchegger, Fabio Vidal, Mariana Freire e Ramon Vane. Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas por um mesmo pesadelo envolvendo um homem sinistro e um tesouro enterrado. Com a chegada de um misterioso peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos. Será assim que cada um terá sua verdade trazida à luz e se libertará do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, assumindo as rédeas de seus destinos e reescrevendo suas vidas. Prêmio de melhor ator coadjuvante para Ramon Vane no Festival de Brasília, seleção da Mostra Internacional de São Paulo e Festival de Tiradentes.

OS VINGADORES – THE AVENGERS 3D (The Averigers)
De Joss Whedon. EUA, 2012. 12 anos. Com Robert Downey Jr., Chris Evans e Scarlett Johansson. O surgimento de uma inesperada ameaça, que põe em risco a segurança da Terra, faz com que Nick Fury crie os Vingadores para combatê-la. Trata-se da reunião dos maiores da atualidade: Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

SETE DIAS COM MARILYN (My Week with Marilyn)
De Simon Curtis. Inglaterra, 2011. 12 anos Com Michelle Williams, Kenneth Branagh, Eddie Redmayne, Julia Ormond, Emma Watson. A musa Marilyn Monroe (Michelle Williams) está em Londres pela primeira vez para filmar O Príncipe Encantado. Colin Clark (Eddie Redmayne), o jovem assistente do prestigiado cineasta e ator Laurence Olivier (Kenneth Branagh), sonha apenas em se tornar um diretor de cinema, mas logo viverá um romance com a mulher mais sexy do mundo. O que começa como uma aventura amorosa mudará a vida do ainda inocente Colin e revelará uma das várias facetas de um dos maiores mitos do século XX.

ROYAL OPERA HOUSE: COSI FAN TUTTE
De Jonathan Miller. Livre. Com Pavol Breslik, Maria Bengtsson e Jurgita Adamonyté.Terceira ópera de autoria de Mozart e Da Ponte, esse conto satírico de traição e confiança testada até o limite é uma comédia com elementos nitidamente sérios. É possível que dois casais aparentemente fiéis tenham suas vidas afetivas arruinadas por um jogo de traições aparentemente inofensivo?

PRÉ-ESTREIAS

A DANÇARINA E O LADRÃO (El baile de la Victoria)
De Fernando Trueba. Espanha, 2009. 12 anos. Com Ricardo Darín, Abel Ayala. Com a chegada da democracia no Chile, após a saída do ditador Augusto Pinochet do poder, o jovem Angel e o veterano Vergara são anistiados. Enquanto Vergara está disposto a abandonar o crime para se reencontrar com a família, Angel quer que ele o ajude em um golpe idealizado por um companheiro de prisão. Paralelamente, Angel conhece e se apaixona por Victoria, uma jovem muda que sonha se tornar bailarina.

ANJOS DA LEI. (21 Jump Street)
De Phil Lord e Chris Miller. EUA, 2012. 16 anos. Com Channing Tatum, Jonah Hill, Jake M. Johnson, Lindsey Broad e Ellie Kemper. Adaptação para o cinema da série de TV Anjos da Lei, na qual uma dupla de jovens policiais se disfarça e infiltra-se em uma escola local para tentar combater a delinquência juvenil causada por traficantes de drogas sintéticas.

GIRIMUNHO (Girimunho)
De Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina. Brasil/Espanha/Alemanha, 2011. 10 anos. Com Maria Sebastiana Nascimento e Maria da Conceição Moura. Narra a história de Dona Bastu, 81 anos, que, após a morte do marido, recebe a ajuda da também octogenária Maria do Boi para se reinventar.

O PORTO (Le Havre)
De Aki Kaurismäki. França/Alemanha/Finlândia, 2011. 12 anos. Com André Wilms, Kati Outinen. Marcel Marx é um escritor conhecido pela boemia. Por vontade própria, ele resolveu se exilar na cidade portuária de Havre, onde passa a trabalhar como engraxate de sapatos. A nova função faz com que Marcel se sinta mais próximo das pessoas, já que pode servi-las. Ele leva uma vida tranquila ao lado da esposa, Arletty, até o dia em que uma criança negra vinda da África surge em sua vida. Com o auxílio de alguns vizinhos, resolve esconder o menino e encontrar sua família, enquanto tenta despistar o detetive encarregado de localizar o imigrante ilegal.