Oficina de crítica de cinema com João Carlos Sampaio

João Carlos Sampaio - pontocedecinema.blog.br

João Carlos Sampaio, crítico de cinema, pesquisador e jornalista

Vinte candidatos serão escolhidos para participar da Oficina para Fruição de Cinema e Crítica Cinematográfica do VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que será ministrada pelo crítico, pesquisador e jornalista João Carlos Sampaio, entre os dias 22 e 26 de outubro.

As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 12 de outubro e podem ser feitas pelo e-mail oficinas.panoramacoisadecinema@gmail.com, devendo o nome da oficina constar como assunto da mensagem.

Para participar da pré-seleção, o candidato deve enviar uma resenha crítica ou texto opinativo de autoria própria sobre algum filme exibido este ano no circuito de cinema. As aulas (15 horas/aula) acontecem sempre das 8h30 às 11h30, no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha.

A oficina tem como objetivo possibilitar a percepção dos elementos técnicos e estéticos fundamentais para a avaliação de uma obra audiovisual. Os diferentes formatos de leitura fílmica, estudo do roteiro, aspectos da direção de arte no cinema, fotografia e câmera, montagem e finalização são os temas centrais da oficina.