Obra-prima de Bergman em versões definitivas

Fanny & Alexander - pontocedecinema.blog.brUma das obras-primas do mestre sueco Ingmar Bergman, Fanny & Alexander conta com lançamento especial da Versátil em uma caixa com dois DVDs.

A versão que passou nos cinemas, com 188 minutos, e a original para a televisão, com 320 minutos, e mais de duas horas de vídeos extras, incluindo o documentário Diário de uma Filmagem, dirigido pelo próprio Bergman.

Com Fanny & Alexander, o cineasta sueco anunciou sua despedida do cinema, mas a carreira continuou, inclusive com a exibição, em todo o mundo, de produções feitas para a televisão, como Depois do Ensaio (1984).

O último filme do diretor é Saraband (2003), continuação de Cenas de Um Casamento (1984), feito exclusivamente para a TV e já lançado em DVD.

Lançado em 1982, Fanny & Alexander é uma espécie de súmula da obra de Bergman. Venceu quatro Oscar (melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte, Figurino, Fotografia).

O filme centra-se na vida de uma família burguesa sueca, no início do século XX, pelo olhar de de duas crianças, no momento em que o pai morre e a mãe casa com o bispo da cidade. Lançamento também disponível em Blue-ray.

.