Novo Aranha mantém metáfora do rito de passagem da adolescência para a vida adulta

O Espetacular Homem-Aranha - pontocedecinema.blog.br

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA – A metáfora da passagem da adolescência para a vida adulta – enfim, o mote da história do super-herói – continua sendo o destaque nesse O Espetacular Homem-Aranha, que ganha estreia nacional não menos barulhenta que o título. São US$ 220 milhões de gastos com o filme e a responsabilidade de iniciar nova série que se destina a fazer tanto quanto a trilogia fechada por Sam Raimi em 2007 a um peso total de mais de R$ 2,5 bilhões em bilheterias.

Andrew Garfield, no papel de Peter Parker, o Homem-Aranha, apesar dos seus 28 anos, e Emma Stone como a filha do chefe de polícia, Gwen Stacy, sua namorada, no lugar da já tradicional Mary Jane, não fazem feio sob a direção de Marc Webb, de 500 Dias com Ela. Temos aí os primeiros momentos do filme – em que o rapaz apanha na escola, mal consegue se aproximar do seu objeto de desejo e vê-se diante de poderes que terá que controlar – como o melhor que O Espetacular Homem-Aranha pode oferecer.

É bom saber, no entanto, que o Aranha, enfim, roto, em consequência dos intermináveis embates com o Lagarto, e já pleno no controle dos seus superpoderes, continua sendo aquele garoto que se mete em encrecas no caminho da escola, mas não deixa de levar para casa o pedido de compras da velha e amada tia. O Espetacular Homem-Aranha é uma lição de vida.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Martin Sheen, Sally Field, C. Thomas Howell, Embeth Davidtz, Chris Zylka, Denis Leary, Campbell Scott, Irrfan Khan, Kelsey Chow, Stan Lee
Produção: Avi Arad, Matthew Tolmach, Laura Ziskin
Roteiro: Alvin Sargent, James Vanderbilt, Steve Kloves
Fotografia: John Schwartzman
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 137 min.
Ano: 2012
País: EUA
Classificação: 10 anos