No, com Gael García Bernal, A Vida Útil e Viúvas são as principais estreias da semana

No - pontocedecinema.blog.br

Gael García Bernal em No, filme chileno que concorre a uma vaga entre os indicados ao Oscar 2013

Filmes do Uruguai, Chile e Argentina chegam às telas de Salvador. Estreiam:

A Vida Útil, dirigido por Federico Veiroj, que acompanha a trajetória do programador de filmes da Cinemateca do Uruguai, demitido depois de 25 anos de trabalho;

No, de Pablo Larraín, que conta com Gael García Bernal no papel de um publicitário contratado para orquestrar a campanha do ‘não’ ao regime agonizante do ditador Augusto Pinochet, em 1988;

E Viúvas, de Marcos Carnevale, um drama intimista construído em torno das relações entre duas mulheres – a viúva e a amante de um homem que acaba de sofrer um infarto.

Fora isso, De Pernas Pro Ar 2 reedita o sucesso do primeiro filme e mostra por que as neochanchadas caem como uma luva no gosto popular brasileiro.

A animação Detona Ralph, prevista para estrear em 3 de janeiro, entra em pré-estreia ao lado de Paris-Manhattan, primeiro longa da diretora francesa Sophie Lellouche, que homenageia Woody Allen e a comédia americana.

Boa tela e feliz ano novo.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
A VIDA ÚTIL (La Vida Util)
De Federico Veiroj. Uruguai/ Espanha, 2010. Livre. Jorge tem 45 anos, mora com os pais e trabalha há 25 anos na Cinemateca de Montevidéu, onde elabora a programação de filmes, presta suporte técnico e apresenta um programa sobre cinema em uma estação de rádio. Sua vida se resume ao trabalho e à família. Até que um dia ele é demitido e a Cinemateca é obrigada a fechar as portas. Sem saber o que fazer, ele precisa encontrar utilidade para sua própria vida.

DE PERNAS PRO AR 2
De Roberto Santucci. Brasil, 2012. 12 anos. Com Ingrid Guimarães, Heloísa Périssé, Paulo Gustavo, Luís Miranda, Flávia Alessandra, Maria Paula e Bruno Garcia. Alice (Ingrid Guimarães) agora é uma empresária bem-sucedida, que continua trabalhando muito, mas sem deixar de lado o prazer sexual. Ela está bastante atarefada devido à abertura da primeira filial de sua sex shop em Nova York, ao lado da sócia Marcela (Maria Paula). Seu grande objetivo é levar para a América um produto erótico inédito, o que faz com que ela fique bastante estressada. Até que, durante a festa de comemoração pela 100ª loja SexDelícia no Brasil, Alice tem um surto devido ao excesso de trabalho. Ela é internada em um spa comandado pela rígida Regina (Alice Borges), onde conhece várias pessoas que buscam controlar suas obsessões e ansiedades.

NO (No)
De Pablo Larrain. Chile/ França/ EUA, 2012. 14 anos. Com Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers e Néstor Cantillana. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra (Gael García Bernal) para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.

VIÚVAS (Viudas)
De Marcos Carnevale. Argentina, 2011. 12 anos. Com Graciela Borges, Valeria Bertuccelli, Martín Bossi, Rita Cortese. Elena é uma diretora de documentários muito reconhecida, felizmente casada com Augusto. Em uma manhã, descobre que seu marido sofreu um infarto. No hospital conhece Adela, amante de seu marido. Antes de morrer, Augusto pede a Elena para cuidar de Adela.

PRÉ-ESTREIAS

DETONA RALPH (Wreck-It Ralph)
De Richard Moore. EUA, 2012. Livre. Animação. Ralph é um ex-vilão de videogames 8-Bit que quer mostrar ao mundo que pode ser um herói, assim como o mocinho Fix-It Felix. Quando surge um moderno jogo de tiro que mostra a perspectiva do protagonista, o durão Sargento Calhoun, Ralph encara o jogo como sua grande chance. E tem um plano simples – ganhar uma medalha -, mas não demora a arruinar tudo, libertando sem querer um inimigo mortal que põe em risco todos os jogos do fliperama. Agora, a única esperança de Ralph é Vanellope von Schweetz, jovem e encrenqueira “pane” de um jogo de corrida de carros com cobertura de bala, que pode ensinar a ele o verdadeiro significado de ser o mocinho.

PARIS MANHATTAN (Paris Manhattan)
De Sophie Lellouche. França, 2012. 14 anos. Com Alice Taglioni, Patrick Bruel e Woody Allen. Alice, uma jovem solteira farmacêutica refugia-se em sua paixão por Woody Allen. Após seu encontro com Victor, as coisas começam a mudar em sua vida.