Moonrise Kingdom, o novo filme de Wes Anderson, e Polissia, premiado em Cannes, são as principais estreias

Moonrise Kingdom - pontocedecinema.blog.br

Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, diretor de O Fantástico Sr. Raposo e Viagem a Darjeeling

Depois de um período meia-boca, com a maioria das estreias apenas interessantes – quando não sofríveis -, o circuito se enche de novidades mais atrativas. A começar por Moonrise Kingdom, o novo filme de Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo, Viagem a Darjeeling e Os Excêntricos Tenenbaums).

Polissia, de Maïwenn, que ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes do ano passado, é outra opção obrigatória. É bom dar uma passada também por E Se Vivêssemos Todos Juntos?, de Stéphane Robelin, e A Entidade, de Scott Derrickson. Podem ser boas surpresas.

A conferir, ainda, o violento Os Infratores, de John Hillcoat (A Estrada e A Proposta), com roteiro escrito pelo músico Nick Cave. Mas certeza de serenidade e diversão é Ruby Sparks – A Namorada Perfeita.

Com roteiro escrito pela atriz Zoe Kazan, Ruby encontrou em Jonathan Dayton e Valerie Faris, de Pequena Miss Sunshine, os diretores certos para conduzir uma história romântica sobre um jovem escritor em crise que dá vida, literalmente, à garota dos seus sonhos.

Na semana dedicada às crianças, um leque de opções, entre elas a estreia de Cocoricó – Conta Clássicos, a volta de Procurando Nemo, em 3D, e a 1ª Mostra de Cinema Infantil, no Circuito SaladeArte.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
A ENTIDADE (Sinister)
De Scott Derrickson. EUA, 2012. Com Ethan Hawke, Vincent D’Onofrio, James Ransone e Fred Dalton Thompson. 14 anos. Ellison (Ethan Hawke) é um escritor de romances policias que acaba de se mudar com a família. No sótão da nova casa ele descobre antigos rolos de filme que trazem imagens de pessoas sendo mortas. Intrigado com o que elas representam e com um estranho símbolo presente nas imagens, ele e sua família logo passam a correr sério risco de morte.

COCORICÓ – CONTA CLÁSSICOS
De Fernando Salem. Brasil, 2012. Com Álvaro Petersen Júnior, Eduardo Alves,Enrique Serrano, Falcon Mantovan. A turma da fazenda mais divertida do Brasil resolveu interpretar alguns clássicos infantis para a criançada. Como se isso não bastasse, Júlio e seus amigos ainda deram uma leve mexida nas histórias, deixando-as mais engraçadas: Cocoricunda, Rapunzilica, Os Cigarras e As Formigas, Belalilica e Ditofera e O Gaitista de Quixeramobim.

E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS? (Et si on Vivait tous Ensemble?)
De Stéphane Robelin. França/ Alemanha, 2012. Livre. Com Guy Bedos, Daniel Brühl, Geraldine Chaplin e Jane Fonda. Cinco velhos amigos decidem morar juntos para fugir da dependência dos filhos.

MOONRISE KINGDOM (Moorise Kingdom)
De Wes Anderson. EUA, 2012. 12 anos. Com Bill Murray, Bruce Willis, Edward Norton, Frances McDormand, Harvey Keitel, Tilda Swinton e Bob BalabanCensura. Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com quem convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.

OS INFRATORES (Lawless)
De John Hillcoat. EUA, 2012. 16 anos. Com Shia LaBeouf, Tom Hardy, Jason Clarke, Guy Pearce, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Dane DeHaan e Chris McGarry. Os irmãos Bondurant controlam uma lucrativa operação de contrabando de bebidas nas montanhas de Franklin County, Virginia. E isso se dá no ano 1929, quando a América atravessa a era da Grande Depressão econômica. Quando acreditam que estão cada vez mais ricos sozinhos, eis que surge no caminho o corrupto policial Charles Rakes, interessado numa fração dos lucros dos irmãos.

POLISSIA (POLISSE)
De Maïwenn. França, 2011. 16 anos. Com Maïwenn, Joey Starr, Karin Viard, Marina Foïs e Naidra Ayadi. O cotidiano de policiais da Brigada de Proteção aos Menores é formado de prisões de pedófilos, de detenções juvenis, de testemunhos de crianças maltratadas, mas também da pausa do almoço onde se fala dos problemas pessoais, da solidariedade entre colegas e das crises de riso nos momentos mais inimagináveis. Como esses policiais conseguem conciliar suas vidas privadas e a realidade a que são confrontados? Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes 2011. 13 indicações do César Awards 2012, sendo premiado como Melhor Montagem e Melhor Atriz Revelação (Naidra Ayadi) no César Awards 2012.

PROCURANDO NEMO3D (Finding Nemo)
De Andrew Stanton, Lee Unkrich. EUA, 2003. Livre. Relançado em 3D, o filme conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador e, assim, torna-se um pai superprotetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador e levado para Sydney.

RUBY SPARKS – A NAMORADA PERFEITA (Ruby Sparks)
De Jonathan Dayton e Valerie Faris. EUA, 2012. 14 anos. Com Antonio Banderas, Paul Dano, Alia Shawkat, Zoe Kazan, Deborah Ann Woll, Annette Bening e Steve Coogan. O romancista Calvin (Paul Dano) sofre com perturbador bloqueio criativo que atrapalha o desenvolvimento de seu último livro. Com problemas também em sua vida pessoal, começa a criar uma personagem feminina que poderia se apaixonar por ele. Daí nasce Ruby Sparks (Zoe Kazan), que inicialmente é uma personagem dentro de uma história, mas que pouco depois ganha vida e passa a conviver e se relacionar com Calvin pessoalmente.

PRÉ-ESTREIAS
A ARTE DE AMAR (L´art d´aimer)
De Emmanuel Mouret. França, 2011. 14 anos. Com François Cluzet e Julie Depardieu. No exato momento em que nos apaixonamos, produz-se em nós uma música peculiar. Ela é diferente para cada um e pode surgir em momentos inusitados… Cinco histórias sobre a arte de amar, cujos personagens se cruzam ao acaso.

MY WAY, O MITO ALÉM DA MÚSICA (Cloclo)
De Florent Emilio Siri. França, 2012. 14 anos. Com Jérémie Renier, Benoit Magimel,Monica Scattini. História do astro francês Cloclo, carismático no palco e profissional de marketing, máquina de sucessos e dono de imprensa, mas também pai de família e sedutor… Um homem complexo, múltiplo, sempre apressado, profundamente moderno e disposto a tudo para ser amado.

O MONGE (Le Moine)
De Dominik Moll. França, 2011. 14 anos. Com Vincent Cassel, Déborah François, Joséphine Japy Sergie López, Géraldine Chaplin e Catherine Mouchet. O irmão Ambrósio é um pregador admirável, que conduz espiritualmente um convento espanhol de monges em meados do século XVII. Educado pelos monges e dotado de um carisma que chama multidões, Ambrósio pensa estar a salvo das tentações. Mas, a chegada ao convento de um noviço misterioso vai semear a dúvida e conduzi­-lo a um destino incomum.

1ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL
AS AVENTURAS DE SAMMY (Sammy’s Adventures: The Secret Passage)
De Charles Martin Smith. EUA, 2011. Livre. O personagem título é uma simpática tartaruga marinha que logo ao nascer se perde de suas centenas de irmãozinhos. E se vê obrigada a desvendar as maravilhas e os desafios da vida. Pelo caminho, duas outras tartarugas marcarão definitivamente a trajetória de Sammy: o amigão Roy e a encantadora Shelly. Em sua jornada ela testemunha as consequências do aquecimento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta.

MANDA-CHUVA – O FILME (Don Gato Y Su Pandilla)
De Alberto Mar. México/ Argentina, 2011. Livre. Manda-chuva e sua turma vão enfrentar um novo chefe de polícia que não está nem um pouco feliz com o que eles aprontam. Lucas Boa Pinta, o novo comissário, tem um arsenal tecnológico a seu serviço e vai tentar se apoderar da cidade, impondo leis absurdas. Será a vez da turma de Manda-chuva entrar em ação.

O MUNDO ENCANTADO DE GIGI (Yona Yona Penguin)
De Rintaro. França/Japão, 2008. Livre. Gigi ganha uma roupa de pinguim do seu pai. Convencida de que pode voar um dia, ela só sai de casa vestida com a fantasia. Um dia, ela parte para uma aventura e descobre uma vila de duendes, lá no céu. Os duendes se convencem de que ela é um “pássaro sem asas” que um dia vai salvá-los. Nesta aventura, Gigi ainda vai enfrentar Boukkha-Boo, uma criatura terrível.

OS SMURFS (The Smurfs)
De Raja Gosnell. EUA, 2011. Livre. Gargamel e seu gato Cruel enfim encontram a pacata vila encantada dos Smurfs, graças a um descuido de Desastrado. Ele, Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Corajoso entram em um portal mágico para escapar das garras de Gargamel. O sexteto se vê em plena Nova York, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados.

WINTER, O GOLFINHO (Dolphin Tale)
De Charles Martin Smith. EUA, 2011. Livre. Com Morgan Freeman, Ashley Judd, Kris Kristofferson e Harry Connick Jr. Sawyer, de apenas 11 anos, encontra por acaso um golfinho encalhado na praia, sendo encaminhado para o hospital marinho de sua cidade. Lá, ele conhece o Dr. Clay e sua filha, e começam uma nova amizade. O que eles não sabiam era que o animal iria reconhecer Sawyer e estabelecer com ele uma incrível conexão. Inspirado em fatos reais.

ZÉ COLMÉIA – O FILME (Yogi Bear)
De Eric Brevig. Nova Zelândia, EUA, 2011. Livre. O parque Jellystone, casa de Zé Colmeia e Catatau, há dez anos não traz lucros. Devido a isto, o prefeito Brown pretende fechá-lo e vender suas terras. Ao saber disto, Zé Colmeia e Catatau unem forças com o guarda Smith e Rachel, uma cineasta que está rodando um documentário no parque, na tentativa de encontrar uma saída para salvar Jellystone.