Homens de Preto pousam na tela, em viagem ao passado, para tentar mudar o rumo da história

Homens de Preto 3 - pontocedecinema.blog.br

Tommy Lee Jones, Agente K, e Will Smith, Agente J, no novo filme da trilogia iniciada em 1997

MIB – Homens de Preto 3 – 3D, com investimento em torno de US$ 375 milhões, é promessa de boas piadas e diversão passageira, 10 anos depois do segundo filme da série, trazendo de volta os agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones) e completando a trilogia de sucesso iniciada em 1997, sob a direção de Barry Sonnenfeld.

Nessa terceira saga, que estreia sexta (25/5), MIB retoma um filão inventado por James Cameron, em O Exterminador do Futuro (1983), e Robert Zemeckis, em De Volta para o Futuro (1985), ao mostrar a viagem de J ao passado para tentar mudar o curso da história evitando o assassinato do jovem K (Josh Brolin) por Boris (Jemaine Clement), um alienígena que consegue fugir de uma prisão na Lua e parte em busca de vingança na Terra.

Nada de especial, ainda, no novo Zhang Yimou, o diretor de O Sorgo Vermelho e Lanternas Vermelhas, que em Flores do Oriente exacerba o componente espetacular de alguns dos seus filmes, como Herói e O Clã das Adagas Voadoras, para criar um painel de inegável impacto visual, mas sem o toque de classe e inventividade de alguns dos seus principais títulos.

Yimou esteve recentemente em cartaz com A Árvore do Amor, um melodrama sensível que se passa na época da Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung. Com Flores do Oriente ele retoma a histórica invasão da China pelo Japão, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, e recria o massacre de Nanquim.

Novamente a mulher no centro de uma história pintada com a tinta forte do vermelho-sangue predominante na obra do diretor de Amor e Sedução.

Ainda a conferir, entre as estreias, A Delicadeza do Amor, com Audrey Tautou. Sem contar as pré, em um terreno onde se instalou, há algumas semanas, As Neves do Kilimanjaro, de Robert Guédiguian, ao qual vêm se juntar À Espera de Turistas, de Robert Thalheim, Amor e Dor, de Lou Ye, e Apenas Uma Noite, de Massy Tadjedin.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
A DELICADEZA DO AMOR (La Délicatesse)
De David Foenkinos e Stéphane Foenkinos. França, 2011. 14 anos. Com Audrey Tautou, François Damiens, Bruno Todeschini e Pio Marmaï. Nathalie é uma mulher jovem, bonita e tem o casamento perfeito. Quando seu marido morre num acidente, seu mundo vira de ponta-cabeça. Nos anos seguintes, ela foca em profissão, deixando seus sentimentos de lado. Então, de repente, se interessa pelo homem mais inesperado: seu colega de trabalho Markus. Esse casal incomum embarca numa jornada emocional singular, retratando uma história de renascimento. Adaptado do oitavo romance de David Foenkinos, vencedor de 10 prêmios literários e que já vendeu mais de 700 mil cópias.

FLORES DO ORIENTE (Jin Lín Shí San Chai)
De Zhang Yimou. China, 2011. 14 anos. Com Christian Bale, Paul Schneider, Shigeo Kobayashi, Junichi Kajioka. Em 1937, durante a invasão da China pelo Japão, um agente funerário chega a uma igreja católica numa cidade da China (Nanquim) para preparar um padre para seu enterro. Nessa jornada ele passa a se ver como protetor de um grupo de alunas de um convento e de prostitutas de um bordel próximo.

MIB – HOMENS DE PRETO 3 – 3D (Men in Black III)
De Barry Sonnenfeld . EUA, 2012. 12 anos. Com Will Smith, Alice Eve, Josh Brolin, Tommy Lee Jones, Emma Thompson e Michael Stuhlbarg. Nesta terceira parte da série Homens de Preto, o Agente J deve viajar no tempo e retornar aos anos de 1960, ainda no início da Agência MIB. Sua principal missão é evitar de todas as formas o assassinato de seu futuro amigo Agente K por um alienígena que vive disfarçado entre os humanos. Com isso, ele estará mudando o curso da história.

PRÉ-ESTREIA
À ESPERA DE TURISTAS (Am Ende kommen Touristen)
De Robert Thalheim. Alemanha, 2007. Com Alexander Fehling, Ryszard Ronczewsk e Barbara Wysocka. Um jovem presta serviços voluntários no museu de Auschwitz e também cuida de um sobrevivente do campo de concentração, um senhor teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Mas sua vida ganha novo sentido ao se envolver com uma intérprete.

AS NEVES DO KILIMANJARO (Les Neiges Du Kilimandjaro)
De Robert Guédiguian. França, 2011. 12 anos. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin. Apesar de ter perdido o emprego, Michel leva uma vida feliz com Marie-Claire. Eles estão apaixonados há mais de 30 anos, seus filhos e netos lhes dão alegria e vivem cercados de amigos próximos. Ambos se orgulham de sua luta política e seus valores morais. Mas a felicidade do casal é interrompida quando dois homens roubam o dinheiro que tinham guardado para fazer uma viagem ao monte Kilimanjaro. Baseado na obra de Victor Hugo, Os Miseráveis. Seleção da Mostra ‘un certain regard’ no Festival de Cannes 2011. Premiado pelos júris oficial e popular no Festival de Valladollid.

AMOR E DOR (Love and Bruises)
De Lou Ye. França/China, 2011. 14 anos. Com Corinne Yam, Tahar Rahim, Jalil Lespert, Vincent Rottiers. A conturbada relação entre uma estudante chinesa e um francês que trabalha em uma construção civil nos subúrbios de Paris. Com o rumo instável que toma o relacionamento, a jovem decide voltar para China, mas acaba percebendo a importância do rapaz em sua vida. Baseado no romance Fleur, da chinesa Jie Liu-Falin.

APENAS UMA NOITE (Last Night)
De Massy Tadjedin. EUA/ França, 2010. Com Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes, Guillaume Canet e Anson Mount. Michael e Joanna Reed formam um casal que parece ter tudo. Eles são jovens, atraentes e bem sucedidos. No entanto, tudo muda quando os Reeds vão a uma festa de trabalho de Michael, na qual Joanna presencia um momento suspeito entre o marido e sua nova bela colega de trabalho Laura. O incidente é fugaz e ambíguo e Joanna não tem certeza do que presenciou, mas a sombra da dúvida na relação do casal contamina seu amor.