Filme sobre os bastidores turbulentos de Psicose, Hitchcock é a principal estreia da semana

Hitchcock - pontocedecinema.blog.br

Helen Mirren é Alma Reville, a mulher de Hitchcock (Anthony Hopkins), no filme dirigido por Sacha Gervasi

O nome certo de Hitchcock, de Sacha Gervasi, que estreia nesta sexta-feira (1.3), é Alma Reville. Interpretada sob medida pela atriz inglesa Helen Mirren, a mulher do ‘mestre do suspense’ é o melhor que há no filme que tenta fazer uma radiografia de um dos períodos mais turbulentos vividos por Alfred Hitchcock em sua carreira de produções para o cinema e a televisão, encerrada em 1976 com Trama Macabra.

Ao saber sobre a intenção do marido de matar a personagem principal de Psicose na primeira metade do filme, Alma não hesita: “Mate nos primeiros 30 minutos”. Esta é uma das principais interferências da mulher de Hitchcock no filme que tem uma das sequências mais conhecidas do cinema em todos os tempos, a do assasinato no chuveiro, vivida por Janet Leigh, palidamente mimetizada em Hitchcock por Scarlett Johansson.

Aliás, não é novidade a participação da mulher como esteio na produção inventiva de Alfred Hitchcock. O próprio cineasta deu indícios disso em seu penútimo filme, Frenesi, de 1972. Ali, Hitchcock solucionou a série de crimes da gravata, que acontece em Londres, por meio de uma subtrama tranquila e bem-humorada envolvendo o inspetor chefe responsável pelo caso e sua esposa.

À primeira vista uma tonta, sem o mínimo dote culinário (todos os pratos que a Sra. Oxford faz são discretamente lançados no lixo pelo inspetor Oxford), é ela quem contribui dando toques, que em um primeiro momento parecem sem sentido, para se chegar ao verdadeiro assassino de Frenesi.

No mais, o filme de Sacha Gervasi, inspirado no livro Alfred Hitchcock and The Makin Of Psycho, de Stephen Rebello, é um compêndio interessante, mas travado – como a interpretação de Anthony Hopkins encarnando o cineasta -, sobre o período entre duas pré-estreias, Intriga Internacional (1959) e Psicose (1960), centrado nas filmagens do segundo.

Não obstante os problemas com a Paramount, o Código Hays, que exerceu censura até o início dos anos 60, e em casa, com Alma, que embora tenha sido uma mão na roda para a conclusão de Psicose, e mesmo por causa disso, cada vez mais se afastava, levantando suspeitas de que o traía com um roteirista inexpressivo, Psicose tonou-se um dos melhores filmes – e maiores sucessos – do cineasta britânico.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidore, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

AMANHECER VIOLENTO (Red Dawn)
De Dan Bradley. EUA, 2012. 14 anos. Com Chris Hemsworth, Adrianne Palicki, Josh Peck, Josh Hutcherson, Isabel Lucas e Jeffrey Dean Morgan. O dia estava tranquilo até um grupo de paraquedistas aterrissar no campo de futebol de um colégio. É o início de uma invasão da Coreia do Norte ao território americano, o que gera pânico nos habitantes da cidade. Decididos a defender o local, oito jovens se escondem nas montanhas e, adotando o nome de sua equipe de futebol, The Wolverine, planejam como revidar a invasão das forças militares inimigas.

COLEGAS
De Marcelo Galvão. Brasil, 2013. 10 anos. Com Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Rui Unas, Deto Montenegro, Leonardo Miggiorin e Marco Luque. Três amigos portadores da síndrome de Down vão superar suas limitações para correr atrás dos maiores sonhos. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, o grupo foge no antigo carro do jardineiro e parte numa viagem que tem a felicidade como objetivo. Márcio deseja voar como um pássaro, Aninha espera arrumar um bom partido para se casar e Stalone só quer ver o mar pela primeira vez. Eles vão viver diversas aventuras juntos e descobrir que a liberdade é um direito de todos.

DEZESSEIS LUAS (Beautiful Creatures)
De Richard LaGravenese. EUA, 2013. 12 anos. Alden Ehrenreich, Alice Englert, Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, J.D. Evermore, Jeremy Irons e Kyle Gallner. Ethan Wate é um estudante do colegial que mora em Gatlin, um pequeno vilarejo na Carolina do Sul. Ele vive isolado dos outros jovens em uma sociedade intolerante, perturbado pelos sonhos com uma garota misteriosa. Um dia, uma nova adolescente chega ao local: Lena Duchannes, que também tem problemas de adaptação. Logo, os habitantes de Gatlin descobrem que ela possui poderes sobrenaturais. Ethan e Lena se apaixonam e agora devem lutar contra uma maldição se quiserem ficar juntos.

HITCHCOCK
De Sacha Gervasi. EUA, 2013. 12 anos. Com Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Toni Collette, Michael Stuhlbarg, Michael Wincott e Jessica Biel. Baseado no livro Alfred Hitchcock and the making ff Psycho, este filme revela os bastidores do clássico Psicose (1960). Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, Hitchcock não conseguiu apoio para realizar a obra, porque os estúdios não queriam investir em um pequeno filme de terror. O resultado foi uma produção independente, de baixo orçamento, que encontrou grandes dificuldades para driblar a censura e para ser distribuída nos Estados Unidos, em função das cenas de violência e nudez. Além disso, diversos obstáculos surgiram durante as filmagens, como as brigas constantes entre Hitchcock e sua esposa, Alma (Helen Mirren), os problemas de saúde do diretor e seus desentendimentos com o elenco. Contrariando todas as expectativas, Psicose se tornou uma referência no cinema mundial, e um dos maiores sucessos na carreira do cineasta.

PRÉ-ESTREIAS
A PARTE DOS ANJOS (The Angels’ Share)
De Ken Loach. Reino Unido, França, Bélgica, Itália, 2012. 14 anos. Com Paul Brannigan, John Henshaw e Roger Allam. Robbie (Paul Brannigan) escapa, por pouco, de uma sentença de prisão. Ele acaba de ter um filho com a namorada Leonie e promete que o futuro do primogênito será diferente de tudo que viveu. Durante o serviço comunitário, ele conhece pessoas que enfrentam a mesma dificuldade de encontrar emprego e descobre um dom em degustação de whisky, que pode mudar sua vida para sempre.

O AMANTE DA RAINHA (En Kongelig Affære)
De Nicolaj Arcel. Dinamarca/ Suécia? República Tcheca. Drama. 14 anos. Jovem rainha da Dinamarca apaixona-se secretamente pelo médico da realeza. Juntos, eles iniciam uma revolução capaz de transformar uma nação para sempre. Festival de Berlim 2012: Urso de Prata de Melhor Ator (Mikkel Boe Følsgaard) e Melhor Roteiro. Também foi indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme.

O QUARTETO (Quartet)
De Dustin Hoffman. Reino Unido, 2012. Livre. Com Billy Connolly, Maggie Smith, Michael Gambon e Sheridan Smith. De Wilf, Reggie e Cissy vivem em um asilo para cantores de ópera aposentados, onde todos os anos os residentes fazem um concerto para angariar fundos para a instituição. Quando Jean Horton, antiga grande cantora de ópera em dificuldade e ex-esposa de Reggie se muda para o asilo, os quatro dos maiores nomes da ópera inglesa ficam sob o mesmo teto e se preparam para uma nova apresentação juntos.