Habemus Papam, de Nanni Moretti, e Shame, de Steve McQueen, são destaques entre as estreias

Habemus Papa - pontocedecinema.blog.br

O italiano Nanni Moretti em Habemus Papam, que divide as atenções, entre as estreias, com Shame

As principais estreias desta sexta-feira são Habemus Papam, de Nanni Moretti, e Shame, de Steve McQueen, que deu o premio de melhor ator a Michael Fassbender no Festival de Veneza. Pina 3D, de Wim Wenders, entra em pré-estreia. É também imperdível.

Habemus Papam é uma incursão bem-humorada pelo universo de um papa recém-eleito que entra em crise, recusa-se a assumir o cargo, deixa os fiéis na expectativa por sua aparição na Praça de São Pedro, e logo é amparado por psicanalistas.

Shame - pontocedecinema.blog.br

Cartaz de Shame

Moretti é um nome de peso no atual combalido cinema italiano. Já foi duas vezes premiado no Festival de Cannes: em 1994, recebeu o prêmio de melhor direção, com Caro Diário; em 2001, a Palma de Ouro com O Quarto do Filho. Agora, no próximo mês de maio, vai presidir a 65ª edição do festival francês.

Shame reacende o interesse pela obra do britânico Steve McQueen (Hunger, 2008, premiado com a a Camera d’Or em Cannes). É um filme contido, firme, que trata justamente de um tema explosivo: a compulsão sexual. Para ser visto com muita atenção.

Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

ANDERSON SILVA: COMO ÁGUA (Like Water)
De Pablo Croce EUA, 2011. 12 anos. Com Anderson Silva, Jose Aldo, Junior Dos Santos, Ramon Lemos e Lyoto Machida. Anderson Silva é o homem mais mortífero do planeta – o campeão mais duradouro do UFC e o lutador de MMA mais temido. O filme oferece uma perspectiva única da lenda viva ao mostrar os treinos com os amigos lutadores Lyoto “O Dragão” Machida, Júnior dos Santos e Antônio “Minotauro” Nogueira, em preparação para a defesa do título de sua carreira contra seu arquiinimigo, Chael Sonnen.

GUERRA É GUERRA (This Means War)
De McG. EUA, Canadá, 2012. 12 anos. Com Tom Hardy, Chris Pine, Reese Witherspoon, Rebel Wilson, Laura Vandervoort e Til Schweiger. Dois agentes da CIA se apaixonam pela mesma mulher. O que antes era uma grande amizade se transforma em um duelo incomparável pelo coração da jovem.

HABEMUS PAPAM (Habemus Papam)
De Nanni Moretti. Itália/França, 2011. 12 anos. Com Nanni Moretti, Michel Piccoli e Jerzy Stuhr. Após a morte do papa, o conclave do Vaticano se reúne para escolher seu sucessor. Após várias votações, enfim, há um eleito. Os fiéis, amontoados na Praça de São Pedro, aguardam a primeira aparição do escolhido, mas ele não vem a público por não suportar o peso da responsabilidade. Tentando resolver a crise, os demais cardeais resolvem chamar um psicanalista para tratar o novo papa.

PROJETO X (Project X)
De Nima Nourizadeh. EUA, 2012. 18 anos. Com Thomas Mann, Jonathan Daniel Brown, Oliver Cooper, Dax Flame e Nichole Bloom. O filme acompanha a vida de três estudantes, aparentemente anônimos, do último ano do colegial, quando eles finalmente decidem entrar para a história. Eles têm uma ideia genial: fazer uma festa que ninguém nunca vai esquecer.

PROTEGENDO O INIMIGO (Safe House)
De Daniel Espinosa. EUA, 2012. 12 anos. Com Ryan Reynolds, Denzel Washington, Vera Farmiga, Brendan Gleeson e Robert Patrick. Um perigoso agente da CIA, Tobin Frost, está de volta, depois de uma década como fugitivo, e tem seu esconderijo atacado por mercenários; o inexperiente oficial Matt Weston foge com ele. Agora, os mais improváveis aliados têm de permanecer vivos o maior tempo possível para descobrir quem os quer mortos.

PEQUENOS ESPIÕES 4 3D (Spy Kids 4: All the Time in the World)
De Robert Rodriguez. EUA, 2011. Livre. Jessica Alba, Antonio Banderas, Alexa Vega, Danny Trejo e Jeremy Piven. Marissa Cortez Wilson (Jessica Alba) é uma espiã aposentada que volta a trabalhar para a agência em que atuou por muitos anos. Com um bebê, ela e a família se metem em uma grande confusão regada a muita espionagem.

SHAME (Shame)
De Steve McQueen. ING, 2011. 18 anos. Com Michael Fassbender e Carey Mulligan. Brandon é um cara bem sucedido e mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy aparece de surpresa e pretende morar com ele. Prêmio de melhor ator (Michael Fassbender) no Festival de Veneza 2011.

PRÉ-ESTREIAS

PINA 3D (Pina)
De Wim Wenders. França, Reino Unido, Alemanha, 2010– 123. 12anos. Com Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante. A obra convida o espectador a uma incrível viagem de descoberta por uma nova dimensão no palco da legendária companhia de dança. O documentário foi filmado com o grupo Tanztheater Wuppertal para mostrar a arte singular da coreografa. Primeiro em cena, com as coreografias, depois nas ruas onde Pina Bausch viveu toda a sua força criativa.