Distribuição de filmes é tema de debate no Irdeb

28º Jornada Nacional De Cineclubes - pontocedecinema.blog.br

A 28º Jornada Nacional De Cineclubes aconteceu em Pernambuco Foto: Marcelo Cabala/ Div.

O secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e o de Educação, Osvaldo Barreto, debatem com cineclubistas e cineastas, na próxima terça-feira (27/11), às 9 horas, no Teatro do Irdeb, a distribuição e o acesso público às obras audiovisuais brasileiras. Na ocasião, será lançado o site da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes, programada para acontecer no primeiro semestre de 2013, na Ilha de Itaparica (BA).

Serão exibidos os filmes Oju Onã, de Clementino de Jesus, Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, e Jardim das Folhas Sagradas, de Pola Ribeiro. Membros de cineclubes e interessados no assunto de todo o país também poderão acompanhar e participar pela internet, acessando o site do Irdeb.

O Desafio Atual do Cinema na Educação do Brasil será discutido com a participação de Osvaldo Barreto, do vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Clementino de Jesus, do representante institucional da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE/RJ), Rodrigo Bouillet, e do cineasta Marcelo Matos.

Já o tema A Urgente e Necessária Transformação do Modelo de Distribuição de Filmes no País será abordado por Albino Rubim, o presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Luís Alberto Cassol, e o diretor do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro.

A 29ª Jornada Nacional de Cineclubes terá como tema Na Baía de Todos os Santos o Cinema é do Público. O evento abrigará o VII Encontro Iberoamericano de Cineclubes da Federação Internacional de Cineclubes (FICC). A iniciativa é da União de Cineclubes da Bahia (UCCBA), do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), em parceria com a Universidade da Reconstrução Ancestral e Amorosa (UNIRAAM).

Veja, a seguir, a programação:

9 horas – Exibição do filme Oju Onã, de Clementino de Jesus.
9h20 – Exibição do filme Menino do Cinco, de Marcelo Matos e Wallace Nogueira.
9h40 – Debate O Desafio Atual do Cinema na Educação no Brasil, com a presença dos diretores, do secretário de Educação, Osvaldo Barreto, e o epresentante de Relações Institucionais da ASCINE RJ, Rodrigo Bouillet.
10h30 – Lançamento do site da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes.
10h40 – Debate A Urgente e Necessária Transformação do Modelo de Distribuição de Filmes no País, com o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, o presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Luís Alberto Cassol, o vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Clementino de Jesus, e o diretor do Irdeb, Pola Ribeiro.
12 horas – Exibição do Jardim das Folhas Sagradas , de Pola Ribeiro.