In-Edit, Giovanni Improtta, Terapia de Risco e 2 + 2 entre as novidades nos cinemas

Giovanni Improtta - pontocedecinema.blog.br

Giovanni Improtta, dirigido e estrelado por José Wilker, é uma das principais estreias da semana

# Semana de 17 a 23.5.2013. Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias em Salvador, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

IN-EDIT~BRASIL 2013

5º FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL – Vinte e oito documentários internacionais e nacionais históricos, além de encontros com diretores, durante sete dias. Confira a programação completa: www.in-edit-brasil.com/2013/

ESTREIAS

2 MAIS 2 (Dos Más Dos)
De Diego Kaplan. Argentina, 2012. 14 anos. Com Adrián Suar, Carla Peterson, Julieta Díaz, Juan Minujín, Alfredo Casero. Dois casais amigos chegam aos 40 anos. O primeiro tem um filho de 14 anos e uma vida familiar organizada. O outro não tem filhos e aproveita a vida de forma diferente. Durante uma conversa, o segundo casal, praticante de swing, sugere que uma troca de parceiros.

FINALMENTE 18! (21 and Over)
De Jon Lucas e Scott Moore. EUA, 2012. 16 anos. Justin Chon, Sarah Wright, Miles Teller e Jonathan Keltz. Jeff Chang, um estudante sério e inteligente, está prestes a comemorar 21 anos de idade, na véspera de uma prova para entrar na escola de medicina. Em vez de descansar e se preparar, ele decide tomar uma cerveja com seus dois amigos. Mas a noite toma rumos inesperados, e sai do controle de Jeff.

GIOVANNI IMPROTTA (Brasil, 2011)
De José Wilker. Brasil, 2013. 14 anos. Com José Wilker, Othon Bastos, Milton Gonçalves e Andrea Beltrão. Giovanni Improtta (José Wilker) é um contraventor que sonha com a ascensão social e vive há anos com Marilene (Andrea Beltrão), sua ex-amante. Após a morte de um colega de trabalho, Giovanni tem a chance de entrar para a cúpula, um grupo formado apenas por grandes contraventores que está negociando nos bastidores a liberação dos cassinos no Brasil. Animado com o negócio, ele almeja também entrar para um badalado e exclusivo clube, que não o deseja por perto devido ao seu histórico como bicheiro. Para tanto, conta com a ajuda de Patrícia (Julia Gorman), a filha de um influente conselheiro que pode decidir sobre sua entrada ou não no clube. O problema é que Patrícia logo fica interessada em Giovanni, o que causa problemas no seu relacionamento com Marilene. Ao mesmo tempo existe um golpe sendo elaborado, sem que Giovanni saiba, para que seja preso.

ILEGAL (Illégal)
De Olivier Masset-Depasse. Bélgica, 2011. 16 anos. Com Anne Coesens, Alexandre Gontcharov e Milo Masset-Depasse. Tania é uma imigrante russa que vive na Bélgica com o filho pequeno. Certa noite, depois de receber a notícia de que seu pedido de residência permanente foi recusado, ela faz a criança dormir, bebe alguns copos de vodca e queima as pontas dos dedos em um ferro de passar roupa a fim de destruir as próprias digitais, abrindo mão de sua cidadania e de sua identidade. Oito anos depois, porém, ela acaba sendo presa e enviada para um centro de detenção dedicado a abrigar imigrantes ilegais – e como se recusa a revelar seu nome, é mantida ali enquanto as autoridades decidem como lidar com seu caso. Candidato ao Oscar de Filme Estrangeiro 2011.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA – A LENDA CONTINUA EM 3D (Texas Chainsaw 3D)
De John Luessenhop. EUA, 2013. 18 anos. Com Alexandra Daddario, Bill Moseley, Gunnar Hansen, Tania Raymonde e Scott Eastwood. 1974, em uma pequena cidade no interior do Texas. Uma garota escapou de um massacre que matou cinco pessoas e é criada sem saber a verdade sobre seu passado. Já adulta, Heather Mills (Alexandra Daddario) é surpreendida ao ser informada que é a beneficiária da herança de uma avó que nem sabia existir. Ao lado dos amigos Nikki (Tania Raymonde), Ryan (Trey Songz) e Kenny (Kerum Milicki-Sanchez), Heather viaja ao Texas para conhecer a mansão que herdou. Entretanto, ela tem duas regras a cumprir: não pode vender a mansão e precisa seguir à risca as instruções deixadas pela avó em uma carta. O problema é que, antes mesmo de abrir esta carta, Heather é surpreendida por outro parente, que também sobreviveu ao massacre de décadas atrás.

O QUE TRAZ BOAS NOVAS (Monsieur Lazhar)
De Philippe Falardeau. Canadá, 2011. Comédia dramática. 14 anos. Com Mohamed Fellag, Sphie Nélisse e Émilien Néron. Bachir Lazhar, imigrante argelino, é contratado para substituir um professor do ensino fundamental, que morreu tragicamente. Enquanto a classe passa por um processo de superação da perda, ninguém desconfia do drama do novo professor, que corre o risco de ser deportado a qualquer momento. Indicado ao Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro.

REINO ESCONDIDO EM 3D (Epic)
De Chris Wedge. EUA, 2013. Livre. Com Amanda Seyfried, Josh Hutcherson e Steven Tyler. No meio da floresta existe uma batalha entre as forças do bem, que querem manter o reino natural vivo, e as forças do mal, que pretendem destruí-lo. Quando uma garota adolescente é transportada para este mundo mágico, ela tem que lutar junto dos homens-folha e outros guardiões da natureza para salvar o mundo que ela conhece.

TERAPIA DE RISCO (Side Effects)
De Steven Soderbergh. EUA, 2013. 14 anos. Com Jude Law, Rooney Mara, Chaning Tatum, Catherine Zeta-Jones. A história gira em torno de Emily Hawkins (Rooney Mara), uma jovem mulher que busca a ajuda de medicamentos prescritos para conter a ansiedade pelo fato de que o marido (Channing Tatum) está prestes a ser libertado da prisão em que se encontra. Ela também busca amparo num tratamento psicológico, lidando com dois profissionais (Jude Law e Catherine Zeta-Jones).

PRÉ-ESTREIAS

O SONHO DE WADJDA (Wadjda)
De Haifaa Al-Mansour. Arábia Saudita, 2013. Livre. Com Waad Mohammed. Wadjda é uma menina de 12 anos que mora na capital da Arábia Saudita. Num universo extremamente conservador, Wadjda é um contraste com sua calça jeans, tênis e roc’n'roll no player. Ela tem um sonho de comprar uma bicicleta, mas está diante de uma sociedade em que bicicletas só são permitidas para meninos. Mas Wadjda não vai ceder às imposições de costumes do país onde vive. Em 2012, ganhou os prêmios CinemAwenire, o Interfilm e o C.I.C.A.E. no Festival de Veneza.

REALITY – A GRANDE ILUSÃO (Reality)
De Matteo Garrone. França/ Itália, 2012. Livre. Aniello Arena. Luciano é um peixeiro napolitano que complementa sua modesta renda, junto com sua esposa, Maria, aplicando pequenos golpes. Com o sonho de enriquecer, ele cria uma fixação em participar da versão italiana do reality show Big Brother. Em 2012, vencedor do Grande Prêmio do Júri e indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA! (Vous N’Avez Encore Rien Vu)
De Alan Resnais. França, 2012. Drama. 12 anos. Com Lambert Wilson, Mathieu Amalric, Michel Piccoli, Anne Consigny. O dramaturgo Antoine convoca em testamento seus amigos e atores que participaram de diferentes versões de sua peça, Eurydice. Em uma gravação realizada em vida, ele pede que todos capturem sua visão das repetições desta peça, que deve ser mais uma vez encenada.