Frankenweenie, de Tim Burton, e Febre do Rato, de Cláudio Assis, são as principais estreias da semana

Frankenwiennie - pontocedecinema.blog.br

Recriação evidente do mito de Frankenstein, Frankenweenie é a refilmagem do curta que Burton fez em 1985

Há pelo menos uma ótima sequência em Frankenweenie, novo filme de Tim Burton que polariza as atenções, entre as estreias da semana, com Febre do Rato, de Cláudio Assis: logo no início, quando, em um jogo de baseball, a bola é lançada para o alto e os garotos acompanham sua trajetória com os olhos, precedendo e anunciando a morte do cãozinho Sparky, tão adorado pelo menino Victor Frankenstein.

Frankenweenie é um filme muito legal, recriação evidente do mito de Frankenstein. Em tons expressionistas que caem muito bem na trajetória de Burton, o diretor transforma em longa um curta que realizou no início da carreira, em 1985. Pena que o filme não se sustente em sua trajetória, do início ao fim, e as ações se sucedam meio que precipitadas, do mesmo modo que Victor ao trazer de volta à ‘vida’ o animal, em momento eletrizante, por meio de experiências com raios. Mas vale a pena – e muito. Há personagens impagáveis como o corcunda Edgar.

Não vi ainda Febre do Rato, de Cláudio Assis, mesmo estando na programação do 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema, mas a trajetória do cineasta pernambucano (Amarelo Manga e Baixio das Bestas) recomenda uma visita obrigatória nesta semana de muitas estreias que incluem títulos curiosos como O Exercício do Poder, que chega com atraso monumental em relação ao Rio e São Paulo, e Magic Mike. Não esquecer do 8º Festival Internacional de Cinema de Salvador.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

A VIDA DE OUTRA MULHER
De Sylvie Testud. França/Bélgica/Luxemburgo, 2012. 12 anos. Com Juliette Binoche, Mathieu Kassovitz, Aure Atika e Danièle Lebrun. A história de Marie, uma mulher de 40 anos que acorda pensando ter 25. Esqueceu de 15 anos de sua vida e ainda vive uma história de amor que já terminou. Agora, ela tem uma segunda chance de reconquistar o amor de sua vida.

DIÁRIO DE UM BANANA 3 (Diary of a Wimpy Kid: Dog Days)
De David Bowers. EUA, 2012. Livre. Com Zachary Gordon, Steve Zahn, Rachael Harris, Peyton List, Owen Best e Robert Capron. Pela primeira vez, Greg não está na escola. É que chegaram as férias de Verão, e todos se divertem na rua. Mas onde está o Greg Heffley? Enfiado em casa, a jogar videojogos, com as cortinas fechadas.

FEBRE DO RATO
De Cláudio Assis. Brasil, 2011. 18 anos. Com Irandhir Santos, Nanda Costa, Matheus Nachtergaele e Angela Leal. Febre do Rato é uma expressão popular típica de Recife que designa alguém quando está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tabloide que ele publica com o próprio dinheiro. As coisas caminham de maneira descontrolada, mas ao mesmo tempo todas as relações estão estabelecidas em cima do mundo que Zizo criou e alimentou para si mesmo.

FRANKENWEENIE 3D (Frankenweenie)
De Tim Burton. EUA, 2012. 10 anos. Animação. Com Winona Ryder, Catherine O’Hara e Martin Short. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor Frankenstein usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas, quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.

MAGIC MIKE (Magic Mike)
De Steven Soderbergh. EUA, 2012. 16 anos. Com Elenco: Channing Tatum, Joe Manganiello, Alex Pettyfer, Matt Bomer e Olivia Munn. Mike Martingano (Channing Tatum) é um stripper de 19 anos que está passando sua experiência nos palcos para um amigo novato. O filme explora o mundo dos dançarinos eróticos e é baseado na vida do ator Channing Tatum.

O EXERCÍCIO DO PODER (L’Exercice de l’Etat)
De Pierre Schoeller. França/ Bélgica, 2011. 14 anos. Com Olivier Gourmet, Michel Blanc, Zabou Breitman, Laurent Stocker. Entre crises econômicas, pressões políticas e a luta pelo poder, quais sacrifícios serão necessários para que mantenha seu cargo sem que perca sua dignidade? Vencedor de três prêmios no César 2012, incluindo o de melhor roteiro original, e o prêmio Fipresci da mostra Un Certain Regard no 64º Festival de Cinema de Cannes.

O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE – TUBARÕES À VISTA 3D (The Reef: High Tide)
De Mark A. Z. Dippé. EUA, 2012. Livre.Treinado nas artes dos ancestrais poderes aquáticos, o peixinho Pê agora pode facilmente derrotar um tubarão com as próprias nadadeiras. Quando um grupo de tubarões famintos declara o fim daquela região. Pê decide treinar um grupo de bravos companheiros (além do próprio filho) para combater esta ameaça cheia de dentes.

ONDE A CORUJA DORME
De Márcia Derraik, Simplício Neto. Brasil, 2011. Livre. Poucos sabem o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores, composta por pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Sambistas genuínos escolhidos a dedo por Bezerra. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca. Afinal de contas, malandro é malandro, mané é mané.

Possessão (The Possession)
De Ole Bornedal. EUA, 2012. 14 anos. Com Jeffrey Dean Morgan, Natasha Calis, Kyra Sedgwick, Jay Brazeau, Madison Davenport, Matisyahu, Grant Show, Rob LaBelle e Nana Gbewonyo. Jovem garota compra uma caixa antiga sem saber que dentro do objeto existe um antigo espírito malicioso. O pai da menina se junta à ex-esposa para encontrar uma forma de lutar contra a maldição que domina a criança.

TRÊS HISTÓRIAS E UM DESTINO (Destiny Road)
De Robert C. Treveiler. EUA, Brasil, 2012. 10 anos. Com Daniel Zacapa, Traci Dinwiddie, Zoe Myers, Johanna Jowett e Daniel Samonas. Frank (Daniel Zacapa) é o dedicado pastor de uma pequena igreja, obcecado pelo poder e pela ambição desenfreada em nome do desejo de expandir sua congregação. Jeremias (Kevin L. Johnson) é um garoto nascido numa favela, fruto de uma família desestruturada, que se envolve com o mundo das drogas e do crime. Elizabeth (Zoe Myers) foi criada por uma mãe superprotetora, mas, ao encontrar seu grande amor, experimenta uma liberdade para a qual não estava preparada. Três histórias diferentes, três pessoas buscando a mesma resposta para seus dilemas: como traçar um novo rumo na vida?

PRÉ-ESTREIAS
E AGORA, AONDE VAMOS? (Et maintenant, on va où?)
De Nadine Labaki. França, 2011. 14 anos. Com Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa, Layla Hakim e Antoinette El-Noufaily. Num país castigado pela guerra, mulheres unidas por uma amizade inalterável estão prontas para proteger suas famílias. Mas, quando os eventos tomam um caminho trágico, até onde estarão dispostas a ir para evitar perder quem lhes resta?

MARCADOS PARA MORRER (End of Watch)
De David Ayer. EUA, 2012. 14 anos. Com Jake Gyllenhaal, Michael Peña, America Ferrera, Anna Kendrick, Frank Grillo e Cody Horn. Taylor (Jake Gyllenhaal) e Zavala (Michael Peña) são dois jovens policiais de Los Angeles. Eles arriscam suas vidas todos os dias patrulhando a cidade. Após uma operação rotineira, os oficiais confiscam uma pequena quantia em dinheiro que pertencia a um traficante local. A apreensão faz com que os tiras se tornem alvo da máfia.