360 é a principal estreia. O Vingador do Futuro, Meryl Streep e festival francês estão entre os destaques

360 - pontocedecinema.blog.br

Rachel Weisz e Jude Law em 360, baseado na peça La Ronde, do médico e dramaturgo austríaco Arthur Schnitzler

O destaque, entre as estreias desta sexta-feira (17/8), é o novo filme de Fernando Meirelles, 360, inspirado na peça La Ronde, do médico e dramaturgo austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), autor de Breve Romance de Sonho, adaptado para o cinema como Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados, 1999) por Stanley Kubrick.

Com histórias que se interligam tendo como locações Viena, Paris, Londres, Rio de Janeiro, Bratislava e Phoenix, Meirelles, em um primeiro momento, não se deixa perder do fio narrativo proposto pela peça escrita por Schnitzler em 1897, que focaliza o drama da solidão, do amor e do sexo entre casais de classes sociais distintas.

Diretor de Cidade de Deus (2002), O Jardineiro Fiel (2005) e Ensaio Sobre Cegueira (2008), três filmes de reputação estratosférica, Meirelles é, no momento, o cineasta brasileiro mais prestigiado no exterior. Seu novo filme reúne elenco de notáveis que inclui Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz e a brasileira Maria Flor.

Em outro arco, O Vingador do Futuro, de Len Wiseman, que retoma a história original dirigida em 1990 por Paul Verhoeven – com Arnold Schwarzenegger no elenco -, trazendo agora Colin Farrel no papel de Douglas Quaid, o personagem que trafega nos desvãos da memória. Mas parece que há algo de errado nesta nova produção – e não apenas na cabeça de Quaid. O filme não anda bem das pernas. Dão-se as mãos, desta vez, os críticos e o público que não está frequentando as bilheterias conforme esperado.

Há uma curiosidade em torno de Um Divã para Dois, filme dirigido pelo competente David Frankel (O Diabo Veste Prada), com Meryl Streep e Tommy Lee Jones às voltas com a terapia de casais, e de A Guerra dos Botões, de Yann Samuell, nova adaptação para o cinema do livro de Louis Pergaud, que teve versão definitiva, em 1961, dirigida por Yves Robert.

No mais, o Festival Varilux de Cinema, com 17 filmes espalhados em 45 salas de cinema do país (duas delas em Salvador), esquenta a semana. Boa tela.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESPECIAL

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA
Reúne 17 filmes franceses inéditos, que serão exibidos em 45 salas de cinema de 33 cidades brasileiras. Em Salvador acontece no Espaço Unibanco Glauber Rocha e na SaladeArte-Cinema do Museu. Para ver a programação na cidade acesse o site do Festival Varilux de Cinema. Leia mais no .C de Cinema.

ESTREIAS

360
De Fernando Meirelles. Ucrânia/ Áustria/ França/ Brasil, 2011. 14 anos. Com Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz e Maria Flor. Inspirado em La Ronde, clássica peça de Arthur Schnitzler, 360 é uma reunião de histórias dinâmicas e modernas, passadas em diversas partes do mundo. Dirigido por Fernando Meirelles, filme começa em Veneza e passa por Paris, Londres, Rio de Janeiro, Bratislava, Denver e Phoenix. Exibido no Festival de Sundance 2012 e no Festival de Gramado 2012.

A GUERRA DOS BOTÕES (La Guerre des Boutons)
De Yann Samuell. França, 2011. 12 anos. Com Eric Elmosnino, Mathilde Seigner, Fred Testot, Alain Chabat. É o retorno às aulas. Como todos os anos, os estudantes de Longeverne, liderados por Lebrac, declaram guerra aos de Velrans. Numa dessas batalhas, Lebrac tem uma idéia brilhante: arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos presos, para que sejam castigados pelos próprios pais. Adaptação do livro de Louis Pergaud, que se popularizou graças à segunda adaptação cinematográfica, em 1962.

O VINGADOR DO FUTURO (Total Recall)
De Len Wiseman. EUA/ Canadá, 2012. 14 anos. Com Colin Farrell, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bryan Cranston, Bill Nighy e Ethan Hawke. A Rekall é uma empresa que pode transformar seus sonhos em memórias reais. Douglas Quaid (Colin Farrell), apesar de amar sua esposa Lori (Kate Beckinsale), deseja fazer esse processo para fugir de sua rotina frustrante.

UM DIVÃ PARA DOIS (Hope Springs)
De David Frankel. EUA, 2012. 12 anos. Com Meryl Streep, Tommy Lee Jones e Steve Carell. O Dr. Bernie é um famoso terapeuta de casais que já resolveu muitos casos bem complicados. Quando Kay finalmente consegue arrastar seu teimoso marido, Arnold, para o divã do Dr. Bernie, nunca mais nada será como antes, pois dividir o mesmo divã com o marido será muito mais complicado do que dividir a mesma cama.

PRÉ-ESTREIAS

FAUSTO (Faust)
De Aleksander Sokurov. Alemanha, 2011. 16 anos. Com Johannes Zeiler, Anton Adasinsky, Isolda Dychauk. Fausto é um pensador, rebelde e pioneiro, mas também um ser humano anônimo feito de carne e sangue, governado por impulsos internos, cobiça e luxúria. Última parte da tetralogia de Sokurov sobre a natureza do poder, o filme é livremente inspirado em Fausto, de Goethe. Grande vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011.

O DITADOR (The Dictator)
De Larry Charles. EUA, 2012. 14 anos. Com Sacha Baron Cohen, Megan Fox, Anna Faris, John C. Reilly, Ben Kingsley, B. J. Novak, Kevin Corrigan, J.B. Smoove, Jim Piddock. Um ditador árabe (Sacha Baron Cohen) tenta fazer de tudo para que a democracia não chegue ao seu país. Durante uma reunião da ONU, nos Estados Unidos, ele conhece um sósia e acaba se apaixonando pela dona de uma loja de alimentos.

OUTBACK: UMA GALERA ANIMAL 3D (Outback)
De Kyung Ho Lee. EUA/Coreia do Sul, 2012. Livre. Johnny é um coala albino que sempre foi excluído. Sem querer, ele se torna um herói e tem que ajudar os outros animais na luta contra um crocodilo do mal.