Festival francês e a estreia de Somos Tão Jovens, Em Transe e Abismo Prateado movimentam a semana

Somos Tão Jovens - pontocedecinema.blog.br

Somos Tão Jovens, que mostra Renato Russo em início de carreira, é um dos destaques da semana

Três estreias agitam o circuito de Salvador: Somos Tão Jovens, filme de Antônio Carlos da Fontoura que passa em revista a vida do líder da banda Legião Urbana, Renato Russo, Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, que utiliza como mote a canção Olhos nos Olhos, de Chico Buarque, e o novo filme de Danny Boyle (Trainsppoting e Quem Quer Ser Um Milionário), Em Transe.

Mas a grande atração é o Festival Varilux de Cinema Francês 2013, em sua 12ª edição, que traz filmes inéditos da terra de Victor Hugo (14 deles serão exibidos em Salvador), movimentando a vida cinematográfica em 45 cidades de boa parte do país. Em Salvador, os filmes serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e no Circuito SaladeArte, cujos sites poderão ser consultados para mais informações, além do próprio endereço eletrônico do evento: www.variluxcinefrancês.com.

# Semana de 3 a 9.5.2013. Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

38 Testemunhas (38 Témoins), FRA/BEL/ITA, 2012)
De Lucas Belvaux. França, Bélgica, Itália, 2012. 12 anos. Com Yvan Attal, Sophie Quinton e Nicole Garcia. Ao voltar para casa, depois de uma viagem de negócios à China, Louise descobre que sua rua foi cenário de um crime aparentemente sem testemunhas. Com o passar dos dias, ela descobre que 38 pessoas viram ou ouviram alguma coisa relacionada ao crime. Entre elas, está seu marido Pierre. Baseado em fatos reais, um dos destaques da última Mostra de Cinema de SP.

ABISMO PRATEADO
De Karim Aïnouz. Brasil, 2011. Com Alessandra Negrini, Thiago Martins, Milton Gonçalves. Inspirado na canção Olhos nos Olhos, de Chico Buarque, o filme conta o drama vivido por Violeta, uma dentista que, ao ouvir uma mensagem do seu marido, no celular, vai em busca dele em Porto Alegre.

EM TRANSE (Trance)
De Danny Boyle. Reino Unido, 2013. 14 anos. Com James McAvoy, Vincent Cassel e Rosario Dawson. Um profissional ligado aos leilões de peças de arte acaba envolvido com uma gangue responsável pelo roubo de quadros. Para se livrar destas pessoas, ele deve se unir a uma hipnoterapeuta, mas logo a relação entre desejo, realidade e sugestão hipnótica começa a colocar todos em perigo.

SOMOS TÃO JOVENS
De Antônio Carlos da Fontoura. Brasil, 2011. 14 anos. Com Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres. Renato acabou de mudar-se com a família para Brasília. Aos poucos ele passou a se interessar por música diante da cena musical da cidade. Após um tempo, ele ajuda a fundar a Banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana. Estreia nacional.

PRÉ-ESTREIAS

THERESE D. (Thérése Desqueyroux)
De Claude Miller. França, 2012. 14 anos. Com Audrey Tautou, Gilles Lellouche, Anaïs Demoustier, Catherine Arditi. França, década de 1920. Thérèse é uma adorável e espirituosa jovem mulher que se casa com Bernard Desqueyroux, seu vizinho, transformando assim suas respectivas terras em uma grande propriedade. Bernard tolera a personalidade e as opiniões fortes de sua brilhante esposa, mas ela logo se vê sufocada pelo tédio de sua vida provincial e pela mediocridade intelectual de seu marido. Ela sonha com a efervescência cultural de Paris e começa a procurar uma maneira de revolucionar sua vida.

UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA (Une Bouteille à la Mer)
De Thierry Binisti. França, 2011. 12 anos. Com Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass e Riff Cohen. Jovem judia de Jerusalém, crescida em Paris, deseja entender porque sua cidade recebe ataques constantes que acabam com a vida de pessoas simples e inocentes como ela. Através do irmão, ela manda um recado em uma garrafa que chega em Gaza. Um jovem palestino recebe a carta e passa a se comunicar com a “vizinha” por e-mail.

VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA! (Vous N’Avez Encore Rien Vu)
De Alan Resnais. França, 2012. Drama. 12 anos. Com Lambert Wilson, Mathieu Amalric, Michel Piccoli, Anne Consigny. Após sua morte, o dramaturgo Antoine convoca em testamento seus amigos e atores que participaram de diferentes versões de sua peça, Eurydice. Em uma gravação realizada em vida, ele pede que todos capturem sua visão das repetições desta peça, que deve ser mais uma vez encenada.