Exposição Tutto Fellini chega a São Paulo

As Noites de Cabíria - pontocedecinema.blog.br

Detalhe do cartaz italiano de As Noites de Cabíria (1957), uma das obras-primas de Fellini. Foto: Coleção particular

O universo mágico de um dos mais importantes diretores de cinema do mundo chega a São Paulo nesta quinta-feira (5/7), com a abertura, no Sesc Pinheiros, da exposição Tutto Fellini, que já esteve em cartaz no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, reunindo 400 itens que compõem o acervo do diretor de A Doce Vida (1960).

São fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo próprio diretor, revistas de época, cartazes, entrevistas e trechos de filmes – muitos dos documentos inéditos -, que estarão abertos à visitação até 16 de setembro.

Com curadoria de Sam Stourdzé, diretor do Musée de l’Elysée, em Lausanne, na Suíça, a retrospectiva chega ao Brasil por meio de uma parceria entre Sesc e Instituto Moreira Salles e já circulou por Paris, San Sebastian, Moscou e Toronto.

As Edições Sesc SP e o Instituto Moreira Salles lançam também o catálogo da mostra, com 184 páginas com fotos de cenas dos filmes de Fellini, além de cartazes de divulgação, gravuras feitas pelo próprio cineasta e imagens dos bastidores. Para mais informações sobre a exposição e aquisição do catálogo é só acessar o portal do Sesc.