Estreiam Django Livre, de Quentin Tarantino, e Amor, de Michael Haneke, dois dos grandes filmes do ano

Django Livre - pontocedecinema.blog.br

Christoph Waltz e Jamie Foxx em Django Livre, western de Quentin Tarantino que mergulha no horror da escravidão

Dois dos principais concorrentes ao Oscar, fortes candidatos a figurar nas listas de melhores filmes do ano, Django Livre, de Quentin Tarantino, e Amor, de Michael Haneke, estreiam hoje no país.

Foram indicados a cinco Oscar. Cada um. Amor concorre a melhor filme, diretor, roteiro original, atriz (Emmanuelle Riva) e filme estrangeiro, depois de ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado. Django Livre, a melhor filme, roteiro original, ator coadjuvante (Christoph Waltz), fotografia e edição de som.

Amor é cotadíssimo para ganhar filme estrangeiro. Haneke, diretor dos prestigiados A Fita Branca (2009), Caché (2005) e A Professora de Piano (2001), coloca Riva, atriz cult do cinema francês, ao lado do não menos cultuado Jean-Louis Trintignant no filme sobre a maturidade, o fim da vida, que acaba de ganhar o Globo de Ouro, escolhido o melhor entre os estrangeiros.

Esteta da violência, Tarantino aborda a escravidão norte-americana dois anos antes da Guerra de Secessão. Continua mostrando por que é um dos grandes cineastas da atualidade, ao associar humor e sarcasmo em doses generosas, sem deixar de conferir gravidade necessária a uma das passagens mais trágicas da humanidade.

Django Livre é filme para se ver em um suspiro. De arrepiar, o sangue manchando em filetes o branco da plantação de algodão. Isso é para dizer apenas de uma dos momentos raros. Riva e Trintignant, coroados pela presença, nunca gratuita em cena, de Isabelle Huppert interpretando a filha do casal, compõem essa ode tumular que é Amor.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

AMOR (Amour)
De Michael Haneke. França/Alemanha/ Áustria, 2012. Drama. Livre. Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert. George e Anne são professores de música erudita que já passaram dos 80 anos. Um dia, Anne é vítima de um acidente e o amor que une este casal é posto à prova. Do mesmo diretor de A Fita Branca. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012, indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2013 e ao Oscar em cinco categorias: filme, diretor, atriz, roteiro original e filme estrangeiro.

BÁRBARA (Barbara)
De Christian Petzold. Alemanha, 2012. Livre. Com Nina Hoss, Ronald Zehrfeld e Rainer Bock. Durante a Guerra Fria, médica da Alemanha Oriental é transferida, por motivos políticos, para uma cidade do interior e luta a todo custo para fugir com seu amante da Alemanha Ocidental. Vencedor do Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim 2012.

DJANGO LIVRE (Django Unchained)
Quentin Tarantino. EUA, 2012. 16 anos. Com Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kurt Russell, Kerry Washington e Samuel L. Jackson. Django é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz. Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

O HOMEM MAIS PROCURADO DO MUNDO (Codename: Geronimo)
De John Stockwell. EUA, 2012. 14 anos. Com Cam Gigandet, Anson Mount, Freddy Rodríguez, Xzibit, Kenneth Miller, Kathleen Robertson, William Fichtner e. A CIA realiza uma operação conjunta com os SEALs, as forças especiais do exército norte-americano, que estão em pleno Paquistão. O grupo está atrás de pistas que possam levá-los à localização do inimigo número um dos Estados Unidos: Osama Bin Laden, considerado o mentor dos atentados terroristas ocorridos em território americano em 11 de setembro de 2001.

O ÚLTIMO DESAFIO (The Last Stand)
De Kim Jee-Woon. EUA, 2013. 14 anos. Com Arnold Schwarzenegger, Genesis Rodriguez, Luis Guzmán, Peter Stormare, Jaimie Alexander, Forest Whitaker, Rodrigo Santoro e Harry Dean Stanton. O xerife Ray Owens (Arnold Schwarzenegger) é um homem que, após participar de uma operação policial extremamente malsucedida, desiste de tudo e vai para a pequena cidade de Sommerton Junction combater o crime, praticamente inexistente naquela região. Porém, tudo muda quando um dos prisioneiros mais perigosos do FBI consegue fugir do confinamento e segue em direção à fronteira para se esquivar da jurisdição norte-americana. Mas, para escapar, o criminoso terá de passar por Sommerton Junction e pelo xerife Owens e sua equipe de policiais inexperientes.

SAMMY – A GRANDE FUGA 3D (Sammy 2: The Great Escape)
Bélgica, 2012. Sammy e Ray, tartarugas marinhas e amigos, estão curtindo o coral, com muita água e areia, e ensinando os recém-chocados Ricky e Ella a nadar. De repente, um caçador aparece e os leva para ser parte de um espetacular show aquático em Dubai. O cavalo-marinho e rei do pedaço, Big D, os recruta para seu projeto de fuga. Sammy e Ray começam a bolar o próprio plano para escapar com seus novos amigos, o peixe-bola Jimbo, a lagosta Annabel, um polvo meigo e uma família de pinguins, quando os pequenos Ricky e Ella chegam determinados a resgatá-los. Após uma série de aventuras e fugas frenéticas, eles vão para o sul para encontrar Shelly, o primeiro e único amor de Sammy.

PRÉ-ESTREIAS
INFÂNCIA CLANDESTINA (Infancia Clandestina)
De Benjamín Ávila. Argentina/ Espanha/ Brasil, 2012. 14 anos. Com Natália Oreiro, Teo Gutiérrez Romero, Benjamín Ávila, Ernesto Alterio e César Troncoso. Argentina, 1979. Juan é um menino de 12 anos, filho de revolucionários do movimento Montoneros, que enfim deixa o exílio no Brasil e retorna a seu país natal, oprimido pela ditadura. Em seu novo lar, poderá conviver novamente com seus pais e seu grande amigo, o tio Beto. Para tanto, no entanto, Juan terá de adotar um novo nome: Ernesto, nome de batismo de seu ídolo, Che Guevara.

JOÃO E MARIA: CAÇADORES DE BRUXAS 3D (Hanset and Gretel – Whitch Hunters)
De Tommy Wirkola. EUA, 2012. 14 anos. Com Jeremy Renner, Gemma Arterton e Famke Janssen. A história segue os passos dos personagens que ficaram conhecidos no Brasil como João e Maria. Quinze anos após o traumático incidente envolvendo uma casa feita de doces, Hansel e Gretel formam uma dupla de impecáveis caçadores de bruxas, que migram pelo mundo procurando e matando tais seres malignos.