Programe-se para a quinta-feira no cinema

O Artista - pontocedecinema.blog.br

Jean Dujardin, que concorre a melhor ator, em O Artista, filme indicado a 10 Oscar

O Artista, filme que concorre a 11 Oscar e é um dos favoritos à consagração na cerimônia que acontece no dia 26 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles, é a principal estreia desta sexta-feira, 10, ao lado de O Espião Que Sabia Demais, de Tomas Alfredson, thriller de espionagem adaptado do original de John le Carré, que também está no páreo do Oscar em três categorias: melhor ator, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora.

Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma, de George Lucas, está de volta em 3D. No mais, A Dama de Ferro e A Separação, ambos também na lista do Oscar, são o destaque entre as pré-estreias.

Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
A CRIANÇA DA MEIA-NOITE (La Permission de Minuit)
De Delphine Gleize. FRA,11. 1:50. 12 anos. Com Vincent Lindon e Emmanuelle Devos. Romain é um adolescente de 14 anos que não pode se expor à luz solar, devido a uma rara doença. Ele e seu médico desenvolvem uma forte relação, mas Romain precisa se adaptar agora a uma médica, porque o seu amigo vai ser transferido. Seleção do Festival Internacional de Cinema de Salvador 2011.

O ARTISTA (The Artist)
De Michel Hazanavicius. França, 2012. 12 anos. Com Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman e Penelope Ann Miller. Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller, jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para trabalhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão? Concorre a 11 Oscar.

O DESPERTAR (The Awakening)
De Nick Murphy. EUA, 2011. 14 anos. Com Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton, Lucy Cohu e John Shrapnel. Em 1921, a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A cética Florence Cathcart, especialista em desvendar fenômenos paranormais, é chamada para visitar um pensionato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso, porém, colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então.

CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (Jack and Jill)
De Dennis Duga . EUA, 2011. 10 anos. Com Adam Sandler, Al Pacino, Elodie Tougne, Rohan Chand e Eugenio Derbez. Jack Sadelstein (Adam Sandler) é um famoso executivo de publicidade em Los Angeles, que vive uma vida quase perfeita ao lado da bela esposa (Katie Holmes) e dos filhos. Quase porque uma vez a cada ano, sempre no feriado do Dia de Ação de Graças, Jack é obrigado a aturar a presença de sua irmã gêmea, Jill (Sandler novamente). O problema é que dessa vez, em vez de um final de semana, Jill estende sua visita para um mês inteiro.

O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS (Tinker Tailor Soldier Spy)
De Tomas Alfredson. França, Inglaterra, Alemanha, 2011. 14 anos. om Gary Oldman, Colin Firth, Tom Hardy, John Hurt, Toby Jones e Mark Strong. Anos 1970, em plena era da Guerra Fria. É nesse cenário que o fracasso numa missão na Hungria desencadeia uma série de mudanças na cúpula do comando dos serviços de inteligência britânicos. Um que perde suas funções é o agente George Smiley. Mas quando ele já está se acostumando à ideia de aposentadoria, eis que é chamado para liderar uma missão especial.

STAR WARS: EPISÓDIO 1 – A AMEAÇA FANTASMA 3D (Star Wars: Episode I – The Phantom Menace)
De George Lucas. EUA, 1999. Livre. Com Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman e Jake Lloyd. O jovem Anakin Skywalker tem poderes que ele mesmo desconhece. O que poucos sabem é que ele pode ser aquele capaz de restaurar o equilíbrio da Força, ajudando os Jedis a restabelecerem a paz no universo. Um garoto com poderes especiais que desconhece ser no futuro o malígno Darth Vader.

PRÉ-ESTREIAS
A DAMA DE FERRO (The Iron Lady)
De Phyllida Lloyd. Reino Unido, 2011. 12 anos. Com Meryl Streep, Jim Broadbent e Richard E. Grant. Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica, causada pela crise do petróleo no fim da década de 1970, a líder política tomou medidas impopulares, visando à recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas. Concorre ao Oscar de melhor atriz e melhor maquiagem.

AS MULHERES DO 6º ANDAR (Les Femmes Du 6ème Étage)
De Philippe Le Guay. FRA,11. 1:45. 16 anos. Com Fabrice Luchini e Carmen Maura. Paris dos anos 60. A vida de um casal conservador é virada de cabeça para baixo com a chegada de duas governantas espanholas ao prédio onde moram. Seleção Oficial do Festival de Berlim 2011.

A SEPARAÇÃO (Jodaeiye Nader az Simin)
De Asghar Farhadi. IRÃ,12. 2:00. 12 anos. Com Peyman Moaadi e Leila Hatami. Início do século XX: Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original.