Era Uma Vez Eu, Verônica, O Moinho e a Cruz, Elefante Branco e Panorama Alemão são os destaques da semana

Era Uma Vez Eu, Verônica - pontocedecinema.blog.br

Hermila Guedes em Era Uma Vez Eu, Verônica, filme de Marcelo Gomes que foi o grande vencedor em Brasília

Era Uma Vez Eu, Verônica chega credenciado pelos prêmios que ganhou no último Festival de Brasília, incluindo o de melhor filme, além de ser dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes, de Cinema, Aspirinas e Urubus.

Tendo à frente do elenco Hermila Guedes, de O Céu de Suely, o filme faz um inventário psicológico da médica Verônica, sua vida com o pai, vivido por W. J. Solha, que recebeu o Candango de melhor ator cadjuvante, e sua meta em busca de uma paixão.

Era Uma Vez Eu, Verônica foi premiado também em Brasília com melhor roteiro (Marcelo Gomes), melhor fotografia (Mauro Pinheiro Jr.), melhor trilha sonora (Karina Buhr e Tomaz Alves Souza) e melhor longa-metragem de ficção pelo júri popular.

É uma das principais estreias da semana, ao lado de O Moinho e a Cruz, de Lech Majewski, e Elefante Branco, de Pablo Trapero. O Homem da Máfia chama a atenção por trazer Brad Pitt e Javier Bardem no elenco. Pode ser uma boa surpresa.

Mas não se deve esquecer do Panorama do Cinema Alemão, com nove filmes inéditos, que será aberto hoje à noite no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. O grande Abbas Kiarostami comparece entre as pré-estreias: Um Alguém Apaixonado.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

A ORIGEM DOS GUARDIÕES EM 3D (Rise of the Guardians)
De Peter Ramsey e e William Joyce. EUA, 2012. Livre. Animação baseada na série de livros ‘The Guardians of Childhood’, de William Joyce. Segue a história dos heróis da nossa infância. Papai Noel, Coelho da Páscoa e a Fada dos Dentes se unem para salvar o mundo do malvado Bicho-Papão. Ele pretende iniciar uma era da escuridão, que destruirá o sonho de todas as crianças.

ELEFANTE BRANCO (Elefante Blanco)
De Pablo Trapero. Argentina/ Epanha, 2012. 16 anos. Com Ricardo Darín, Martina Gusman, Jérémie Renier e Federico Benjamín Barga. Os padres Julián e Nicolas, junto da assistente social Luciana, lutam para solucionar os problemas sociais do bairro. Porém, seus esforços entram em conflito com a igreja, o governo, o narcotráfico e a polícia.

ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA
De Marcelo Gomes. Brasil, 12. 18 anos. Com Hermila Guedes, João Miguel, W. J. Solha, Renata Roberta e Inaê Veríssimo Recife. Verônica vive uma fase de transição. Sem tempo para a vida agitada, que tinha quando era estudante, ela agora dedica ao trabalho em um ambulatório de hospital público. As condições são precárias e o cotidiano muito cansativo. Uma noite, ao voltar para casa, ela resolve usar o gravador para falar de seus próprios problemas. O início segue o melhor estilo dos contos de fadas, com o clássico “era uma vez”.

O MOINHO E A CRUZ (The Mill and the Cross)
De Lech Majewski. Suécia/Polônia, 2011. Drama. 14 anos. Com Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling, Joanna Litwin, Dorota Lis e Bartosz Capowicz. Recriação da pintura épica de Pieter Bruegel A Procissão para o Calvário, de 1654. No filme, Rutger Hauer representa Bruegel, Michael York vive um colecionador de arte amigo do pintor e Charlotte Rampling é a inspiração para a Virgem Maria. O diretor conta a história da pintura por meio de uma análise minuciosa de rituais seculares da vida cotidiana flamenga no século 16, com cenas que revelam as escolhas artísticas de Bruegel e o contexto político do momento. A pintura ganha vida, literalmente.

O HOMEM DA MÁFIA (Killing Them Softly)
De Andrew Dominik. EUA, 2012. 16 anos. Com Brad Pitt, Javier Bardem, Casey Affleck, Sam Rockwell, Mark Ruffalo, Richard Jenkins, Ray Liotta, James Gandolfini e Ben Mendelsohn. Jackie Cogan é um detetive contratado para investigar um assalto a um jogo de pôquer de altas cifras que aconteCE sob a proteção da máfia. Jackie terá que desarmar todas as armadilhas colocadas em seu caminho numa corrida contra o tempo para solucionar O mistério.

OS PENETRAS
De Andrucha Waddington. Brasil, 2012. 14 anos. Com Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Andrea Beltrão, Stepan Nercessian, Mariana Ximenes, Luis Gustavo, Luiz Carlos Miele e Susana Vieira. A dois dias do réveillon, o apaixonado Beto (Eduardo Sterblitch) vai ao Rio de Janeiro tentar reatar com Laura (Mariana Ximenes) e, desprezado, tenta o suicídio. Quem o salva da morte é o vigarista Marco Polo (Marcelo Adnet), que promete ajudar o seu novo e excêntrico amigo a reatar com a amada. Junto a seu comparsa Nelson (Stepan Nercessian), usa todos os truques possíveis para invadir as festas da alta sociedade carioca, mas nem sempre as coisas saem como o planejado.

PRÉ-ESTREIAS

HOLY MOTORS (Holy Motors)
De Leos Carax. França/ Alemanha, 2012. 14 anos. Com Denis Lavant, Edith Scob, Eva Mendes, Kylie Minogue e Elise Lhomeau. Monsieur Oscar é um homem sombrio que viaja de uma vida para a outra. Ele alterna-se entre ser um assassino, um pedinte, um industrial, um monstro e um pai de família. Ele parece ser um ator representando, mas onde estão as câmeras? Oscar vaga acompanhado por Céline, que dirige o enorme carro que o transporta pelos arredores de Paris. Como um assassino que se move de morte em morte, ele persegue a beleza e o motor da vida, as mulheres e os fantasmas da sua memória.

UM ALGUÉM APAIXONADO (Like Someone in Love)
De Abbas Kiarostami. França/ Japão, 2012. Drama. 12 anos. Com Ryo Kase, Denden, Rin Takanashi, Tadashi Okuno e Ryota Nakanishi. Akiko é uma jovem universitária que vive em uma grande cidade no Japão. Em uma festa na boate, um homem se aproxima dela e lhe pede que vá visitar uma pessoa. Ela reluta a princípio, dizendo que precisa encontrar sua avó que veio do interior, mas acaba aceitando. Colocada em um táxi, ela segue em viagem tendo apenas um endereço e um telefone, sem saber quem irá encontrar.