Diversão, inteligência e bom humor. Intocáveis vale por fazer mistura nada comum no cinema

Intocáveis - pontocedecinema.blog.br

François Cluzet e Omar Sy em Intocáveis, fenômeno de bilheteria que tem estreia nacional nesta sexta-feira

Depois de exibições generosas no Festival Varilux de Cinema, e com pré-estreias no último fim de semana, finalmente estreia nacionalmente Intocáveis, filme de Eric Toledano e Oliver Nakache, entretenimento que brinda o público com necessárias doses de inteligência e bom humor, combinação pouco usual no cinema.

Os Mercenários está de volta, reunindo Sylvestre Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Chuck Norris, Jean Claude Van Damme, Jet Li, Dolph Lundgren e, de quebra, Mickey Rourke. Quilos e mais quilos de bombados vistos em pelo menos 30 anos de tiros e pancadaria.

A conferir, Procura-se um Amigo para O Fim do Mundo. Entre as pré-estreias, o premiado Violeta Foi para o Céu, que tem o Brasil como produtor, ao lado do Chile e da Argentina, e resgata o nome uma das maiores artistas da América Latina, a cantora chilena Violeta Parra.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS
INTOCÁVEIS (Intouchables)
De Eric Toledano e Oliver Nakache. França, 2011. 14 anos. Com François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny. Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele-se, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Os MERCENÁRIOS 2 (The Expendables 2)
De Simon West. EUA, 2012. 16 anos. Com Sylvestre Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Chuck Norris, Jean Claude Van Damme, Jet Li e Dolph Lundgren. Após o brutal assassinato de Tool (Mickey Rourke), durante uma missão, a turma de mercenários se reúne mais uma vez em busca de vingança. Ao mesmo tempo, a bela filha de Tool, Fiona, busca fazer justiça com as próprias mãos, mas acaba sendo capturada. Barney Ross (Sylvester Stallone) e companhia tentarão salvá-la.

PROCURA-SE UM AMIGO PARA OFIM DO MUNDO(Seeking a Friend for the End of the World)
De Lorene Scafaria. EUA, 2012. 16 anos. Steve Carell, Keira Knightley e Melanie Lynskey. Um meteoro está em rota de colisão com a Terra, e a última missão humana enviada para desviá-lo falha em sua tentativa. Não há mais saída: em três semanas, o mundo vai acabar. Algumas pessoas aproveitam os últimos dias de vida para beberem e fazerem sexo sem compromisso; outras se rebelam pelas ruas e começam a destruir os carros e os comércios. Além delas, existe Dodge (Steve Carell), corretor solitário que acaba de ser abandonado pela esposa, e Penny (Keira Knightley), sua vizinha triste, que nunca teve um namoro satisfatório. Juntos, eles decidem percorrer o país para reencontrarem suas famílias e seus amores de juventude antes que seja tarde demais.

PRÉ-ESTREIAS
ABRAHAN LINCOLN: O CAÇADOR DE VAMPIROS 3D (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)
De Timur Bekmambetov. EUA, 2012. 14 anos. Com Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Mary Elizabeth Winstead, Rufus Sewell e Marton Csokas. Baseado em livro de mesmo nome, o filme explora a vida secreta de um dos maiores presidentes dos Estados Unidos em uma história não contada que definiu uma nação. Depois que sua mãe é morta por uma criatura sobrenatural, o presidente Lincoln se torna o maior caçador da história dos mortos-vivos.

O Legado Bourne (The Bourne Legacy)
De Tony Gilroy. EUA, 2012. 14 anos. Com Edward Norton, Jeremy Renner, Rachel Weisz, Oscar Isaac, Joan Allen, Scott Glenn, Corey Stoll e Albert Finney. O filme expande o universo Bourne, criado pelo escritor Robert Ludlum, com uma história desenvolvida diretamente para o cinema. Apresenta um novo herói (Jeremy Renner) envolvido em situações de vida ou morte, desencadeadas pelos eventos dos três primeiros filmes da série.

UM VERÃO ESCALDANTE (Un été Brûlant)
De Philippe Garrel. Itália / França/ Suíça, 2011. 16 anos. Com Monica Bellucci, Louis Garrel, Céline Sallette e Jérôme Robart. Paul e Frédéric são amigos inseparáveis. Frédéric é pintor e vive com Angèle, atriz que está filmando em Roma. Paul faz alguns trabalhos como figurante em filmes. Em um set de filmagem, conhece Élisabeth e os dois se apaixonam. Os três amigos viajam juntos para passar as férias de verão em Roma.

VIOLETA FOI PARA CÉU (Violeta se fue a los Cielos)
De Andrés Wood. Chile/ Argentina/ Brasil, 2011. 10 anos. Com Francisca Gavilán, Thomas Durand e Christian Quevedo. Um mergulho na vida de Violeta Parra, o maior nome da música chilena, equivalente, em termos de paixão nacional, a Édit Piaf para os franceses. A cinebiografia conta a história de mais um artista incompreendido, que quis a todo custo espalhar e ensinar sua arte. Uma mulher que teve tudo o que quis, de amantes mais jovens ao reconhecimento de mineiros e políticos chilenos, passando pela burguesia cultural francesa; tudo foi alcançado por uma mulher insatisfeita por natureza e voluntariosa ao extremo. Baseado no romance homônimo de Ángel Parra, filho de Violeta Parra. Vencedor do Prêmio do Grande Júri no Festival Sundance e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo Chile, em 2012, e prêmios de Melhor Atriz (Francisca Gavilán) e Melhor Diretor no Festival de Huelva, Espanha, em 2011.