Diálogos Sobre Cinema com Caó e Lucy Carvalho

Caó e Lucy - pontocedecinema.blog.br

Caó e Lucy Carvalho, atriz de Barravento, Os Cafajestes, Três Cabras de Lampião e O Grito da Terra

O cartunista, animador e músico Caó Cruz Alves é o convidado do quinto encontro da série Diálogos Sobre Cinema, ao lado da atriz do primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, Barravento, Lucy Carvalho. O encontro acontece acontece sábado (6/10) na Sala Roberto Pires da Associação Baiana de Imprensa (ABI – Rua Guedes de Brito, 1. Centro).

Será exibido o documentário Uma Estrela no Jardim, que mostra Luci comentando sobre os quatro filmes em que trabalhou no inicio dos anos 1960: além de Barravento, Os Cafajestes, de Ruy Guerra, Três Cabras de Lampião, de Emílio Rodrigues, e O Grito da Terra, de Olney São Paulo.

Evento realizado pela Associação Bahiana de Imprensa e pelo Instituto Memória Roberto Pires, Diálogos Sobre Cinema, que acontece na véspera da eleição, exibirá também animações que buscam refletir sobre a cidade de Salvador: Soterópolis de Ruy, Bahianimada e Vote Roberfino, todos dirigidos por Caó, que conversará com o público, após a sessão, ao lado de Lucy Carvalho.

O Diálogos Sobre Cinema, que acontece uma vez por mês, é realizado pela Associação Bahiana de Imprensa e Instituto Memória Roberto Pires. Conta com o apoio da Diretoria de Audiovisual (Dimas/Funceb), Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), Associação de Produtores de Cinema (APC), Cambuí Produções e Iglu Filmes.

Ficha técnica dos filmes:

VOTE ROBERFINO – 4’ 30’’ – 1999
Numa cidade do interior do nordeste brasileiro, o matuto Roberfino faz campanha com discurso chulo para se eleger prefeito.
Edição: Tina Saphira
Música: Chico Leite
Roteiro, animação e direção: Caó Cruz Alves
Melhor animação na II Mostra Vídeoff- Salvador, 2000
Premio Quanta na XXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia -
Salvador, 2000

BAHIANIMADA 5’ – 2006
Monumentos e paisagens pitorescas de Salvador de Bahia tomam vida e se movimentam com destreza, humor e lirismo.
Música: Alan Verhine
Edição Bertol, Valjan Gírio
Roteiro, animação e direção: Caó Cruz Alves

SOTERÓPOLIS DE RUY – 5’ – 2011
Paisagens e monumentos pitorescos de Salvador da Bahia tomam forma e se movimentam diante do olhar de Ruy Barbosa.
Música: vários autores
Roteiro, animação, direção e edição: Caó Cruz Alves

UMA ESTRELA NO JARDIM – 17’ – 2012
A atriz Lucy Carvalho comenta sobre os quatro filmes em que trabalhou no início dos anos 1960: Barravento (Glauber Rocha), os Cafajestes (Cacá Ciegues), Três Cabras de Lampião (Emílio Rodrigues) e O Grito da Terra (Olney São Paulo).
Roteiro, fotografia, direção e edição: Caó Cruz Alves
Crédito das fotos: Divulgação/Caó Cruz Alves