Confira as estreias e pré-estreias da semana

César deve Morrer - pontocedecinema.blog.br

Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, Céser Deve Morrer é uma das principais atrações

# Semana de 19 a 25.4.2013. Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

ADEUS BERTHE OU O ENTERRO DA VOVÓ (Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé)
De Bruno Podalydès. França/ 2012. 14 anos. Com Valérie Lemercier, Denis Podalydès, Isabelle Candelier, Pierre Arditi, Michel Vuillermoz, Samir Guesmi. Armand está dividido entre duas mulheres: a sua própria, Hélène, que não aceita a separação, e a amante, Alix, mãe de uma menina, junto de quem Armand exercita seu lado brincalhão, com os truques de mágico que ele tanto gosta de fazer. E a vovó nisso tudo? Quem era Berthe?

A MORTE DO DEMÔNIO (Evil Dead)
De Fede Alvarez. EUA, 2013. 18 anos. Com Jane Levy, Shiloh Fernandez, Jessica Lucas, Elizabeth Blackmore e Lou Taylor Pucci. Mia (Jane Levy) é uma viciada em drogas que, para vencer seus demônios pessoais, pede ao irmão David (Shiloh Fernandez) que a acompanhe até uma cabana rústica, que pertence à família. Natalie (Elizabeth Blackmore), namorada de David, e os amigos de infância Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) aceitam viajar com os irmãos. Pouco após chegarem, Mia resolve fazer uma cerimônia na qual se desfaz das últimas drogas que lhe restam. Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, rodeado por animais mumificados. Lá eles encontram um livro antigo. Atraído, Eric resolve lê-lo em voz alta, sem imaginar que este ato despertaria uma força demoníaca.

CÉSAR DEVE MORRER (Cesare Deve Morire)
De Paolo Taviani e Vittorio Taviani. Itália, 2012. 12 anos. A cortina se fecha abruptamente por trás de César, Brutus e os outros personagens. Depois dos aplausos, os “atores”, todos presidiários de Roma, sentem-se orgulhosos e tocados. O paralelo entre esse drama clássico e o mundo de hoje mostra como a universalidade de Shakespeare ajuda os detentos a entenderem as próprias questões. Em 2012, venceu o Urso de Ouro e o Prêmio Ecumênico do Júri no Festival de Berlim e o David di Donatello Awards de Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Filme, Melhor Produtor e Melhor Som.

GINGER & ROSA (Ginger & Rosa)
De Sally Potter. Reino Unido/ Dinamarca/ Canadá/ Croácia, 2012. 14 anos. Com Elle Fanning, Alice Englert e Annette Bening. Londres, 1962. Ginger (Elle Fanning) e Rosa (Alice Englert) são amigas inseparáveis. Elas sonham com uma vida melhor que a de suas próprias mães, sempre presas à rotina doméstica. Mas a crescente ameaça de uma guerra nuclear as amedronta. Não demora muito para que ambas entrem em conflito com as mães, ao mesmo tempo em que passam a idolatrar Roland (Alessandro Nivola), o pai pacifista de Ginger. Ele encoraja a filha a “lutar contra a bomba”, mas aos poucos Rosa demonstra ter outros interesses envolvidos.

MEU PÉ DE LARANJA LIMA
De Marcos Bernstein. Brasil, 2012. 10 anos. Com João Guilherme Ávila, José de Abreu e Caco Ciocler. Zezé é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, porque seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima, que fica no quintal de sua casa. Até que conhece Portuga, um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.

O ACORDO (Snitch)
De Ric Roman Waugh. EUA/ Emirados Árabes Unidos, 2013. 14 anos. Com Dwayne Johnson, Susan Sarandon, Nadine Velazquez, Jon Bernthal, JD Pardo, Harold Perrineau e Barry Pepper. Um adolescente é preso injustamente por um crime que não cometeu e, após ser julgado, acaba sendo condenado a 10 anos de prisão. Desesperado, seu pai, John Matthews (Dwayne Johnson), está disposto a qualquer acordo para livrá-lo da cadeia. É quando recebe a proposta de uma promotora federal (Susan Sarandon) para que trabalhe como agente infiltrado em uma operação em andamento, que tem por meta capturar um poderoso chefão das drogas (Benjamin Bratt).

TUDO FICARÁ BEM (Everything Will Be Fine)
De Christoffer Boe. Dinamarca/ Suécia/ França, 2010. 14 anos. Com Jens Albinus, Igor Radosavljevic, Marijana Jankovic, Thomas Høite Meersohn e Özlem Saglanmak. Roteirista é pressionado pelo produtor para finalizar o projeto, mas acaba descobrindo, por acidente, fotos que revelam abusos cometidos por militares no Iraque.

UM PORTO SEGURO (Safe Haven)
De Lasse Hallström. EUA, 2013. 12 anos. Com Cobie Smulders, Julianne Hough, David Lyons, Josh Duhamel, Noah Lomax, Lauren York e Ric Reitz. Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, os vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal, até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando, mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.

PRÉ-ESTREIAS

VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA! (Vous N’Avez Encore Rien Vu)
De Alan Resnais. França, 2012. Drama. 12 anos. Com Lambert Wilson, Mathieu Amalric, Michel Piccoli, Anne Consigny. Após sua morte, o dramaturgo Antoine convoca em testamento seus amigos e atores que participaram de diferentes versões de sua peça, Eurydice. Em uma gravação realizada em vida, ele pede que todos capturem sua visão das repetições desta peça, que deve ser mais uma vez encenada.