CineFoot chega na Copa das Confederações

O Gringo - pontocedecinema.blog.br

O Gringo conta a história do jogador sérvio Dejan Petkovic, que fez carreira no Vitória

O Cinefoot, festival de filmes sobre o esporte mais popular do planeta, que é realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, este ano acontece também em todas as cidades sede da Copa das Confederações, como atividade do calendário paralelo ao torneio. Em Salvador será realizado entre os dias 26 e 29 de junho, justamente no período entre o início das semifinais e a disputa do terceiro lugar, que acontece na Arena Fonte Nova, no dia 30. Sendo que as sessões são sempre noturnas, às 20h30, com entrada gratuita, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Quatro filmes de longa-metragem e 12 de curta-metragem integram a mostra baiana. O programa reúne alguns dos maiores sucessos das quatro edições do festival Cinefoot realizadas até agora. O Bahia e o Vitória, não poderia deixar de ser, serão homenageados em todas as sessões, em Salvador: os ex-craques do Leão na sessão de O Gringo, fita do diretor sérvio Darko Bajic, que fala de seu compatriota Dejan Petkovic, que iniciou trajetória no Brasil jogando no Vitória; já o Esquadrão de Aço terá seu dia de glória no festival com a reapresentação do filme Bahêa Minha Vida, de Márcio Cavalcante, em noite que contará com a presença de ex-craques de três gerações do tricolor.

Entre os destaques da programação estão também alguns filmes premiados mundo, como o documentário francês Os Rebeldes do Futebol, obra dirigida pela dupla Gilles Rof e Gilles Perez.