Césio 137 será exibido em festival na Alemanha

Césio 137 - pontocedecinema.blog.br

Nelson Xavier em Césio 137, filme sobre o acidente nuclear ocorrido em setembro de 1987 em Goiânia

O filme Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia, dirigido pelo cineasta baiano Roberto Pires, em 1989, será exibido no dia 12 de outubro, em Berlim, no festival internacional de cinema sobre energia nuclear Urânio em Movi(e)mento, na sessão dedicada ao acidente com o Césio 137 ocorrido em Goiânia há 25 anos.

Além do filme de Roberto Pires, serão exibidos, com legenda em alemão, Amarelinha e O Pesadelo é Azul, de Ângelo Lima, e Césio 137 – O Brilho da Morte, de Luiz Eduardo Jorge, com a presença dos diretores e da produtora de Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia, Laura Pires.

O Urânio em Movi(e)mento nasceu no Rio de Janeiro em 2011 e está indo para Berlim com os melhores filmes do festival de 2011 e 2012. Internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival, vai acontecer de 4 a 12 de outubro em dois cinemas de Berlim.

Diretores da Índia, Itália, EUA e da Alemanha já anunciaram presença. A diretora do festival, Marcia Gomes de Oliveira, afirma que Berlim é só o segundo passo: “Depois de Portugal e Alemanha, queremos também conquistar vários outros países, o próximo da lista é a Índia”.

O cineasta Roberto Pires morreu em 2001 de câncer provocado, possivelmente, pelo contato com material radioativo durante as filmagens de Césio 137. O filme conta com Nelson Xavier, Joanna Fomm, Paulo Betti, Stepan Nercessian e Paulo Gorgulho no elenco.

O Urânio em Movi(e)mento 2013 já está planejado para acontecer de 1 a 14 de maio, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.