Capitães estreia em 7 de outubro com 200 cópias

Capitães da Areia - pontocedecinema.blog.br

Jean Luis Amorim (Pedro Bala) e Ana Graciela Conceição (Dora) em Capitães da Areia, de Cecília Amado

O filme Capitães da Areia, baseado na obra de Jorge Amado, dirigido por sua neta Cecília e filmado na Bahia, finalmente tem data de estréia nacional confirmada: 7 de outubro, com várias cópias espalhadas pelo país e exibição hors concours, no mesmo dia, no Festival do Rio, que acontece de 6 a 18/10. Com isso, Jardim das Folhas Sagradas, do baiano Pola Ribeiro, teve estreia, previamente marcada também para o dia 7, adiada para 11 de novembro. O lançamento de Capitães da Areia integra o programa de comemoração do centenário do escritor, que transcorre em 10 de agosto de 2012.

A pré-estreia do filme em Salvador acontece em 5 de outubro, às 20 horas, no espaço Unibanco Glauber Rocha; antes, porém, serão feitos debates tendo como tema A adaptação da obra literária Capitães da Areia para o cinema por Cecília Amado, em cinco unidades de ensino superior de Salvador: Unijorge, Uneb, Fib, Unifacs e Ufba. Serão exibidos o trailer e o making of do filme, com a presença da diretora e de parte do elenco, tendo à mesa de debates professores da área de Ciências Humanas e pessoas ligadas ao audiovisual. No dia 1º de outubro, o filme será exibido para 200 professores da rede particular de ensino no Cine Cena Unijorge, também com a presença da diretora e parte do elenco.

A aventura de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora cola-se ao imaginário brasileiro logo após o lançamento Capitães da Areia, em 1937, um romance de atualidade impressionante que põe luz sobre esse grupo de deserdados baianos, revivido, nos dias de hoje, pela neta do autor em filme que conta com trilha sonora de Carlinhos Brown e com um elenco de atores adolescentes selecionados em ONGs e preparados por
Christian Durvoort (o mesmo de Ensaio Sobre a Cegueira e Cidade dos Homens) durante meses de oficinas na Bahia. Compõem o núcleo central, Jean Luis Amorim (Pedro Bala), Ana Graciela Conceição (Dora), Robério Lima (Professor), Israel Gouveia de Souza (Sem-pernas), Paulo Abade (Gato), Jordan Mateus (Boa Vida) e Elielson Santos da Conceição (João Grande).

JORGE AMADO NO CINEMA – Capitães da Areia é uma das três adaptação do escritor baiano marcadas para chegar aos cinemas nos últimos três anos. Quincas Berro d’Água, dirigido por Sérgio Machado (Cidade Baixa), foi lançado em 2010. O diretor paranaense Marcos Jorge (Estômago) também prepara a adaptação de Os Velhos Marinheiros. Nos 10 anos de morte do escritor baiano, completados no último dia 6 de agosto, parece de volta o boom de Jorge Amado no cinema. Aliás, Jorge Amado, o escritor de Mar Morto, Farda, Fardão, Camisola de Dormir e Teresa Batista Cansada de Guerra, um nome que nunca esteve fora da ordem.