Caminho incerto dos ‘capitães’ é o que melhor define filme de Cecília Amado, que volta nas Quartas Baianas

Capitães da Areia - pontocedecinema.blog.br

CAPITÃES DA AREIA – O primeiro plano do filme mostra os passos incertos e cambaleantes de um dos ‘capitães’, logo apagados, na areia, pelas ondas do mar. Abre-se um ciclo na Festa de Iemanjá, emoldurado pelo belo momento em que Pedro Bala mergulha para chegar ao balaio onde depositará o espelho que mostra a sua face e lhe pergunta sobre o futuro. O último plano é o de um balaio que boia incerto no mar, logo depois que aqueles primeiros passos do início do filme, agora já no final, se transformam: não são mais cambaleantes, mas multiplicados, de meninos que correm pela beira da praia para ganhar o mundo. Fecha-se o ciclo. Isso é o que melhor define o Capitães da Areia de Cecília Amado.

O filme volta a ser exibido em Salvador nesta quarta-feira (3/10), às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, no projeto Quartas Baianas. Leia mais.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Cecília Amado
Elenco: Jean Luis Amorim, Ana Graciela Conceição, Robério Lima, Israel Gouveia de Souza, Paulo Abade, Jordan Mateus, Elielson Santos da Conceição, Evaldo Maurício Silva, Heder Jesus dos Santos, Gabriel Conceição, Jamaclei Conceição Pinho
Produção: Bruno Stroppiana, Donald Ranvaud
Roteiro: Cecília Amado
Fotografia: Guy Gonçalves
Trilha Sonora: Carlinhos Brown
Duração: 96 min.
Ano: 2009
País: Brasil
Classificação: 16 anos