Ben Affleck surpreende como ator e diretor em Argo, a principal estreia da semana

Argo - pontocedecinema.blog.br

Filme de Affleck põe em ação mirabolante plano de fuga para seis diplomatas no Irã sacudido pela revolução islãmica

Argo, o novo filme de Ben Affleck, em que ele surpreende como ator e diretor em um thriller que trabalha a história real de um plano de resgate de seis diplomatas norte-americanos em pleno Irã atolado nas convulsões provocadas pela revolução islâmica do aiatolá Khomeini, em 1979, é a principal estreia da semana.

Entra em cartaz também o curioso Boca, de Flavio Federico, com Daniel de Oliveira, mais uma vez em boa atuação, como Hiroito de Moraes Joanides, o Rei da Boca do Lixo de São Paulo. A conferir, também, Histeria, de Tanya Wexler, e Marcados para Morrer, de David Ayer. Em pré estreia, E Agora, Aonde Vamos, de Nadine Labaki, no Circuito SaladeArte, e o aguardado Cosmópolis, de David Cronenberg, no Cinemark.

Mas o principal evento cinematográfico da semana é o Festival CineFuturo – VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que começa hoje no Espaço de Cinema Itaú – Glauber Rocha e tem programados, até o dia 15, cerca de 100 filmes. Continua, no SaladeArte, o Festival Internacional de Cinema de Salvador.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os trailers dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

ARGO (Argo)
De Ben Affleck. EUA, 2012. 14 anos. Com Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin, Kyle Chandler, Chris Messina, Clea DuVall e Tate Donovan. Argo conta a história de seis diplomatas que, em plena revolução iraniana, conseguiram escapar da embaixada americana tomada por rebeldes e se refugiaram na casa do embaixador canadense. Para escapar do Irã e chegar aos Estados Unidos, eles optaram por um plano ousado: fingir ser integrantes da equipe de filmagens de uma ficção científica de Hollywood, chamada Argo. O plano foi coordenado por Tony Mendez (Ben Affleck), especialista da CIA em fuga.

BOCA
De Flavio Frederico. Brasil, 2012. 16 anos. Com Daniel de Oliveira, Leandra Leal, Milhen Cortaz, Camila Lecciolli, Cláudio Jaborandy, Hermila Guedes, Jefferson Brasil e Juliana Galdino. Adaptado da autobiografia de Hiroito de Moraes Joanides (Daniel de Oliveira), o filme retrata a atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60. Oriundo de uma família de classe média alta, Hiroito frequentava a Boca apenas como boêmio em busca de aventuras sexuais, até que uma tragédia pessoal provoca uma mudança em sua vida. Seu pai é violentamente assassinado e Hiroito é acusado pelo crime. Dois meses depois deste acontecimento, Hiroito compra dois revólveres e se muda para a Boca, tornando-se rapidamente um dos bandidos mais procurados pela polícia.

HISTERIA (Hysteria)
De Tanya Wexler. França/Ucrânia/Luxemburbo/Alemanha, 2011. 16 anos. Com Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Jonathan Price, Felicity Jones, Rupert Everett, Ashley. Dois médicos ingleses estudam a histeria, uma doença relacionada às mulheres, caracterizada pela instabilidade emocional. Robert e Mortimer tentam criar um equipamento elétrico para ajudar no tratamento, na Londres vitoriana do século 19. Em uma dessas tentativas, acabam inventando o vibrador.

MARCADOS PARA MORRER (End of Watch)
De David Ayer. EUA, 2012. 14 anos. Com Jake Gyllenhaal, Michael Peña, America Ferrera, Anna Kendrick, Frank Grillo e Cody Horn. Taylor (Jake Gyllenhaal) e Zavala (Michael Peña) são dois jovens policiais de Los Angeles. Eles arriscam suas vidas todos os dias patrulhando a cidade. Após uma operação rotineira, os oficiais confiscam uma pequena quantia em dinheiro que pertencia a um traficante local. A apreensão faz com que os tiras se tornem alvo da máfia.

PAIXONATA – AGENTE SECRETO DA O.S.T.R.A.
De Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Brasil, 2012. Livre. Peixonauta é um peixe que utiliza uma roupa de astronauta, de forma a poder voar e viver fora d’água. Ao lado de seus amigos, Marina e Zico, ele vive diversas aventuras, sempre desvendando mistérios. Seu novo objetivo é se tornar agente secreto da O.S.T.R.A., para que possa ganhar uma nova insígnia. Para tanto ele precisa superar sete tarefas, contando com a ajuda de seus tradicionais amigos e também dos habitantes do Parque das Árvores Felizes.

PRÉ-ESTREIAS

E AGORA, AONDE VAMOS? (Et maintenant, on va où?)
De Nadine Labaki. França, 2011. 14 anos. Com Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa, Layla Hakim e Antoinette El-Noufaily. Num país castigado pela guerra, mulheres unidas por uma amizade inalterável estão prontas para proteger suas famílias. Mas, quando os eventos tomam um caminho trágico, até onde estarão dispostas a ir para evitar perder quem lhes resta?

Cosmópolis (Cosmopolis)
De David Cronenberg. França/ Itália/ Canadá/ Portugal, 16 anos. Com Robert Pattinson, Sarah Gadon, Samantha Morton, Juliette Binoche, Jay Baruchel e Paul Giamatti. Eric Packer (Robert Pattinson) é um milionário egocêntrico que acordou com uma obsessão: cortar o cabelo no seu barbeiro, localizado do outro lado da cidade. Para isso, o gênio de ouro das finanças terá de atravessar, em sua limousine, uma caótica Nova York que irá revelar uma ameaça a seu império a cada quilômetro percorrido.