Até a Eternidade, filme francês que aborda a relação entre amigos, é um dos destaques entre as estreias da semana

Até a Eternidade - pontocedecinema.blog.br

Marion Cotillard entre os principais nomes do elenco de notáveis de Até a Eternidade, filme de Guillaume Canet

Dirigido e roteirizado por Guillaume Canet, Até a Eternidade (Les Petits Mouchoirs) é a principal estreia da semana, ao lado de Na Estrada, de Walter Salles. Traz como atrativos um elenco notável e a certeza de uma narrativa segura, sem sobressaltos, ao abordar a história de um grupo de amigos que mantêm os planos de veraneio, apesar de um acidente envolvendo um deles.

Aliás, a trama é deflagrada justamente quando Ludo, interpretado por Jean Dujardin (Oscar de melhor ator por O Artista), sofre o acidente em questão, com a moto, e fica entre a vida e a morte. Entram em cena Marie (Marion Cotillard), Vincent (Benoît Magimel), Éric (Gilles Lellouche), Léa (Louise Monot) e Antoine (Laurent Lafitte), que partem para a casa de praia de Max (François Cluzet).

Temos ainda a estreia de Hasta la Vista, comédia dirigida por Geoffrey Enthoven, que reúne três jovens deficientes em torno de um objetivo comum: perder a virgindade. Entre as pré-estreias, sobressai Cairo 678, filme egípcio de Mohamed Diab, em meio a Chernobyl, de Bradley Parker, e Valente, de Mark Andrews e Brenda Chapman.

#Leia a seguir as sinopses, conforme enviadas pelos exibidores, e veja os traileres dos filmes. Para saber mais sobre as estreias e pré-estreias, os filmes que continuam em cartaz, exibições e mostras especiais, além do horário, consulte Em cartaz, ao lado.

ESTREIAS

ATÉ A ETERNIDADE (Les Petits Mouchoirs)
De Guillaume Canet. França, 2010. 14 anos. François Cluzet, Marion Cotillard, Jean Dujardin. A história de um grupo de amigos que, apesar de um evento traumático, decidem manter as férias anuais na praia. A relação entre eles, suas convicções, senso de culpa e amizade serão levados às últimas consequências. Indicado ao César de Melhor Ator Coadjuvante (Gilles Lellouche) e Melhor Atriz Coadjuvante (Valérie Bonneton).

HASTA LA VISTA: VENHA COMO VOCÊ É! (Hasta la Vista!)
De Geoffrey Enthoven. França/Bélgica, 2012. 14 anos. Com Tom Audenaert, Isabelle de Hertogh, Gilles De Schrijver. Três jovens de 20 anos amam beber vinho e paquerar as mulheres, mas ainda são virgens. Sob o pretexto de conhecer as vinícolas espanholas, eles embarcam em uma viagem com um objetivo definido: perder a virgindade. E nada os impedirá, nem mesmo suas deficiências físicas: um deles é cego, o outro está confinado a uma cadeira de rodas e o terceiro é tetraplégico. Vencedor do Grande Prêmio das Américas, Prêmio do Público e o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival do Filme de Montreal.

NA ESTRADA (On The Road)
De Walter Salles. EUA, 2012. 16 anos. Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund e Alice Braga. História do jovem escritor Sal Paradise, cuja vida é inteiramente transformada pela chegada de Dean Moriarty, um jovem libertário destemido e contagiante, vindo do Oeste com sua namorada de 16 anos Marylou. Juntos, Sal e Dean cruzam os Estados Unidos em busca da última fronteira americana e à procura deles mesmos. Baseado no romance cult de Jack Kerouac, que definiu a Geração Beat, Na Estrada também narra a história de outro grupo de jovens extraordinários que se libertaram do conformismo conservador de sua época para seguir seus próprios caminhos, impactando gerações até os dias de hoje.

PRÉ-ESTREIA

CAIRO 678 (678)
De Mohamed Diab. Egito, 2010. 14 anos. Boshra, Nelly Karim, Maged El Kedwany, Nahed El Sebaï. Fayza, Seba e Nelly são três mulheres egípcias com vida completamente diferente, cada uma, que se unem para combater o machismo que impera no Egito contemporâneo e que está em todos os lugares: nas ruas da cidade do Cairo, no trabalho e dentro de suas próprias casas. Prêmio de Melhor Ator (Maged El Kedwany) e Melhor Longa-Metragem no Chicago International Film Festival.

Chernobyl (Chernobyl Diaries)
De Bradley Parker. EUA, 2012. 14 anos. Com Devin Kelley, Ingrid Bolso Berdal, Olivia Dudley e Jesse McCartney. Seis jovens turistas resolvem fazer um passeio diferente para fugir da mesmice. Ignorando todos os avisos de perigo, eles irão até a cidade de Pripyat, que há 25 anos foi devastada pelo acidente nuclear de Chernobyl. Depois de uma volta pelo local eles percebem que seres estranhos estão acompanhando o grupo.

Valente em 3D (Brave)
De Mark Andrews e Brenda Chapman. EUA, 2012. Livre. A jovem princesa Merida não quer saber da vida de realeza e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde. Indo contra as tradições e os costumes, ela desafia seus pais ao perseguir o sonho de se tornar uma arqueira e, com isso, coloca em risco o reinado de seu pai, o Rei Fergus.