A Busca se vale da estrutura do road movie para definir ajuste de um homem consigo mesmo

A Busca - pontocedecinema.blog.br

A BUSCA – Estreia do paulista Luciano Moura, com orçamento de R$ 6,1 milhões e chegando aos cinemas com mais de 400 cópias, A Busca mira um ponto mágico entre o cinema autoral, prestigiado por críticos e cinéfilos, e o popular desqualificado. O filme quer ser bem visto, sem cair na asneira do grosso da produção que normalmente ultrapassa a barreira do milhão de espectadores.

O baiano Wagner Moura interpreta o médico Theo, cuja crise com a mulher, Branca (Mariana Lima), se reflete no filho adolescente, Pedro (Brás Moreau Antunes). A busca é a viagem desse homem, cruzando a Região Sudeste do país, em uma tentativa desesperada de reaver o rapaz, que some de casa a pretexto de passar o fim de semana fora com um amigo.

Traçado do modelo clássico estrutural do road movie – o chamado filme de estrada que muitas vezes nos leva a lugar nenhum, mas quer mesmo definir algum ajuste do homem consigo mesmo – o objetivo, ali, a princípio, é o resgate de um modelo familiar.

Theo se dilacera. Não entende mesmo por que tudo nele, com Branca e Pedro, está de ponta-cabeça. E parte em uma jornada em direção ao próprio pai, interpretado por Lima Duarte, ao recolhimento dos cacos que se perderam no tempo, para apenas assim reverter a severidade de hoje com o filho e a mulher.

Confesso que em um primeiro momento, quando vi há algumas semanas, achei o filme péssimo. Considerei de forma excessiva o roteiro meio frouxo, que deveria ser melhor trabalhado. Acredito ainda que há alguns exageros de interpretação e com o uso da câmera na mão para corroborar com a crise de Theo. Mas o recado está dado por Luciano Moura, sem grandes pretensões.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Luciano Moura
Elenco: Wagner Moura, Mariana Lima, Lima Duarte, Brás Moreau Antunes
Produção: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro
Roteiro: Elena Soarez, Luciano Moura
Fotografia: Adrian Teijido
Trilha Sonora: Beto Villares
Duração: 96 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Classificação: 12 anos